Zurich diz estar a ser vítima de fraude num processo judicial com Greensill
Os administradores da Greensill moveram uma ação judicial contra a seguradora para que esta pague uma indemnização de cerca 400 milhões de dólares.
A seguradora Zurich diz estar a ser vítima de fraude num processo que interpôs contra o banco Greensill, o seu fundador e outras empresas associadas, em resposta a um processo judicial avançado pelos administradores do Greensill Bank, avançou a Reuters.
Segundo o Boomereng, o litígio começou quando os administradores do Greensill processaram a Zurich por esta se recusar a acionar o seguro de crédito comercial e, portanto, não indemnizar a empresa em cerca de 274 milhões de dólares incorridos em dívidas que o banco adquiriu de uma subsidiária do Crédit Suisse, bem como cerca de 127 milhões de dólares por falta de pagamentos da siderurgia fundada por Sanjeev Gupta – Liberty.
Em resposta, a Zurich afirmou que a Greensill deturpou e não divulgou informações necessárias para averiguar o risco, o que permitiu a seguradora evitar lançar novas apólices de seguro, recusar pedidos de indemnização e pedidos de devolução de prémios pagos, refere o Guardian citando o processo judicial.
A seguradora até refere que a queixa se trata de “um esquema fraudulento” que envolve Greensill Capital UK, o seu fundador Lex Greensill, Sanjeev Gupta e três das empresas do último. A Zurich acusa Lex Greensill por este ter, alegadamente, concedido empréstimos a empresas controladas por Sanjeev Gupta, no grupo GFG, com base em contas que não existiam. A Zurich alega que Greensill adquiriu entidades dentro do grupo Greensill para facilitar esses empréstimos fraudulentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zurich diz estar a ser vítima de fraude num processo judicial com Greensill
{{ noCommentsLabel }}