Suécia torna-se formalmente o 32º membro da NATO
Termina assim o que deveria ser um processo "expresso", mas que acabou por demorar 22 meses devido às reticências da Turquia e da Hungria sobre a adesão da Suécia.
A Suécia tornou-se esta quinta-feira, oficialmente, o 32º membro da NATO, depois de cumpridas todas as formalidades para a sua integração na organização militar, com a Hungria a depositar o protocolo de adesão em Washington. O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou o Estado que acabou de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
O embaixador da Hungria nos Estados Unidos entregou ao Departamento de Estado em Washington os documentos oficiais de ratificação da adesão da Suécia à NATO, recentemente aprovada pelo parlamento húngaro, permitindo ao governo sueco apresentar ao chefe da diplomacia norte-americana o instrumento de acesso.
“Hoje dei instruções ao embaixador da nossa pátria em Washington para entregar o documento de ratificação, tendo a Hungria cumprido todas as suas tarefas para a adesão da Suécia à NATO”, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Péter Szijjártó.
Termina assim o que deveria ser um processo “expresso”, mas que acabou por demorar 22 meses devido às reticências da Turquia e da Hungria sobre a adesão da Suécia.
O primeiro-ministro sueco, Ulk Kristersson, e o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, deslocaram-se a Washington na quarta-feira para depositar o protocolo de adesão à NATO junto do Departamento de Estado.
Numa nota publicada esta quinta-feira, o Chefe do Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, “felicitou o Rei Carlos XVI Gustavo pela adesão da Suécia à NATO, tornando-se no 32.º membro da Aliança”.
“O alargamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte à Suécia […] representa um sólido reforço de uma estrutura que tem sido fundamental em matéria de segurança e defesa coletiva e de manutenção da Paz”, de acordo com o mesmo comunicado.
Marcelo acrescenta ainda que “Portugal, que apoiou sem reservas, de forma convicta e decidida a adesão da Suécia à NATO, congratula-se por este histórico alargamento, na firme certeza de que a integração do seu mais recente membro contribuirá para reforçar o pilar europeu de defesa no seio da Aliança Atlântica.”
(Notícia atualizada às 18h56 com a nota do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Suécia torna-se formalmente o 32º membro da NATO
{{ noCommentsLabel }}