Estarão os unicórnios nacionais a perder asas?premium

Há mais de dois anos que não nascem unicórnios com ADN nacional. O que diz isso sobre a saúde do ecossistema de empreendedorismo? Haverá capacidade para novas startups alcançarem o mítico estatuto?

Primeiro voaram, mas no ano passado alguns dos unicórnios nacionais tiveram percalços na sua rota de voo. A Talkdesk avançou para mais uma ronda de despedimentos. A terceira em cerca de um ano. E a Farfetch teve uma aterragem forçada e só o acordo fechadocom os sul-coreanos da Coupang — com uma linha de liquidez de 500 milhões de dólares — a salvou da insolvência. Era o único unicórnio com ADN português em bolsa. Sinais de alerta para o ecossistema de empreendedorismo nacional? Este artigo integra a terceira edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.Depois de mais de dois anos sem ver nenhuma startup nacional a saltar para uma avaliação de mil milhões de dólares, haverá capacidade no ecossistema português — em muito financiado por fundos internacionais — em atrair maiores tickets

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.