Mais de 10% do crédito da casa foi concedido a estrangeiros em 2023

Bancos emprestaram quase dez mil milhões de euros para a compra de casa. Mais de 10% foi concedido a estrangeiros, destacando-se os brasileiros, britânicos e americanos.

Mais de 10% do crédito para a compra de casa foi concedido a estrangeiros no ano passado, num total de 1,2 mil milhões de euros, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Embora o peso de devedores estrangeiros no total de pessoas que obtiveram novos empréstimos à habitação tenha aumentado, passando de 9,5% em 2022 para 11,7% em 2023, o montante concedido a estrangeiros para a aquisição de casa decresceu cerca de 6% em comparação com o ano anterior.

Em 2023, os bancos financiaram as famílias com cerca de dez mil milhões de euros para a aquisição de casa, correspondendo a uma descida de 24% face a 2022, o que se explica com a forte subida das taxas de juro.

Entre os estrangeiros que obtiveram novos créditos da casa destacaram-se os devedores de nacionalidade brasileira, que representaram 28% do montante concedido a estrangeiros (27% em 2022).

Seguiram-se os devedores do Reino Unido (9%), enquanto os devedores de nacionalidade americana saltaram para o terceiro lugar (6%), superando os franceses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 10% do crédito da casa foi concedido a estrangeiros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião