Lucro do Banco Montepio cai 9,1% para 32,1 milhões no primeiro trimestre

Banco liderado por Pedro Leitão aumentou os ganhos com as taxas de juro e reduziu custos. Ainda assim, viu o lucro cair 9% no arranque do ano.

O Banco Montepio registou lucros de 32,1 milhões de euros no primeiro trimestre, refletindo uma descida de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

O banco liderado por Pedro Leitão lembra que o resultado registado há um ano “havia beneficiado da recuperação extraordinária de imparidades na sequência da liquidação não recorrente de exposições relevantes”, o que explica a redução do lucro no arranque de 2024.

Até porque a subida das taxas de juro voltou a “engordar” a margem financeira, que aumentou quase 10% para 99,2 milhões de euros, compensado a quebra de 7,2% das comissões para 30,3 milhões. Contas feitas, o produto bancário registou um aumento de 7,1% para 121,4 milhões.

Por outro lado, houve uma contenção de custos operacionais: caíram 2,4% para 64,3 milhões, com os custos com pessoal a recuarem 9,4% para 37,9 milhões.

Em termos de balanço, a carteira de crédito a clientes emagreceu 0,8% para 11,9 mil milhões de euros. Já os recursos de clientes tiveram um salto de 7,7% para 13,7 mil milhões.

O banco é detido em 99% pela Associação Mutualista Montepio Geral. Em 2023 registou lucros de 28,4 milhões de euros, penalizado pela venda do Finibanco Angola, e prepara-se para distribuir dividendos de seis milhões de euros, o primeiro dividendo em mais de uma década.

(Notícia atualizada às 17h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Banco Montepio cai 9,1% para 32,1 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião