5 coisas que vão marcar o dia

O Banco de Portugal atualiza as projeções para a economia, a Fitch divulga o rating da dívida, o INE revê o índice de preços da habitação e os estafetas das plataformas voltam a fazer greve.

O Banco de Portugal publica, esta sexta-feira, o boletim económico de março, com a atualização das projeções para a economia, desde a evolução do PIB, do défice e da dívida. A agência Fitch divulga o rating da República, num cenário de instabilidade política, com o Governo de Luís Montenegro sem uma maioria confortável, e o INE revela o índice de preços da habitação do último trimestre do ano passado. Destaque ainda para a greve dos estafetas das plataformas digitais e para o Fórum das Políticas Públicas 2024, do ISCTE, que conta com a presença do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Projeções para economia portuguesa: PIB, défice e dívida

O Banco de Portugal (BdP) divulga o boletim económico de março, no qual irá atualizar as projeções para a economia portuguesa nos próximos anos. No relatório de dezembro, o supervisor bancário estimava um crescimento de 2,1% do PIB, em 2023 de 2,1%, uma décima abaixo da previsão do Governo. Pelo contrário, a instituição reviu em alta a evolução do excedente orçamental para 2023, que deverá ficar em 1,1%, acima da estimativa de 0,8% das Finanças. Em relação à dívida pública do ano passado, o BdP atualizou o rácio, em fevereiro, para 98,7%.

Fitch divulga o rating da República

A agência de rating Fitch, que avalia, neste momento, a dívida portuguesa em “A-”, com perspetiva estável, vai rever a sua notação esta sexta-feira, num cenário de instabilidade política, com o Governo de Luís Montenegro, sem uma maioria confortável. No início do mês, a Standard & Poor’s (S&P) decidiu subir o rating de BBB+ para A-, com perspetiva positiva. E, em janeiro, a DBRS Morningstar manteve o rating da dívida soberana portuguesa em ‘A’, o que corresponde ao sexto nível mais elevado da escala de classificações, com perspetiva estável. Portugal volta, ao fim de 13 anos, a estar no patamar A em todas as agências de rating.

Índice de preços da habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica, esta sexta-feira, o índice de preços da habitação do quarto trimestre do ano passado. Entre julho e setembro, os preços das casas registaram um crescimento de 7,6%, em termos homólogos, mas, em comparação com o trimestre anterior, o índice subiu apenas 1,8%.

Estafetas das plataformas digitais voltam à greve

Entre as 18h e a meia-noite desta sexta-feira, os estafetas das plataformas digitais Uber Eats, Bolt Food e Glovo realizam nova paralisação para exigir melhores condições de trabalho e o reajustamento das tarifas. Esta é a segunda greve no espaço de um mês. Na lista de exigências sobressai o pagamento mínimo de três euros por entrega, mais 50 cêntimos por cada quilómetro percorrido em distâncias de dois a 4,9 quilómetros e um euro extra para viagens com mais de cinco quilómetros.

Fórum das Políticas Públicas com Mário Centeno

Realiza-se, esta sexta-feira, o Fórum das Políticas Públicas 2024, no ISCTE, que conta com o ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no primeiro painel de discussão, e com o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que encerra o evento numa sessão dedicada ao tema: “Desenvolvimento: desafios e oportunidades para a economia portuguesa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião