Uber garante que “estafetas podem determinar o valor das suas próprias viagens”
Uber garante que estafetas determinam "o valor das suas próprias viagens" e que está "constantemente" a ouvi-los para "melhorar a sua experiência". Estafetas em paralisação a partir das 18h.
Os estafetas das plataformas digitais vão estar sexta-feira em protesto e uma das suas reivindicações centrais é o pagamento mínimo de três euros por entrega. Fonte oficial da Uber indica, contudo, que os estafetas que já “podem determinar o valor das suas próprias viagens”, isto é, o montante a partir do qual aceitam fazer a entrega. Ainda assim, a gigante assegura que respeita o direito de os estafetas se manifestarem.
“Respeitamos o direito que todos têm de se manifestar, mantendo a segurança e ordem pública. Todos os estafetas que usam a nossa aplicação podem decidir livremente quando, onde e como querem trabalhar ou não trabalhar de todo. Além disso, na Uber os estafetas podem determinar o valor das suas próprias viagens“, salienta fonte oficial, numa nota enviada esta tarde às redações.
Estas declarações são feitas depois do Jornal de Notícias ter avançado que algumas plataformas estavam a aumentar o valor pago aos estafetas esta sexta-feira, particularmente no horário da paralisação.
No comunicado, a Uber assegura também que ouve “constantemente os estafetas por forma a melhorar a sua experiência“.
Esta sexta-feira, entre as 18h e as 00h, os estafetas das plataformas digitais vão levar a cabo uma paralisação, em prol de melhores condições de trabalho. Exigem, nomeadamente, um pagamento mínimo de três euros por entrega e compensações por cada quilómetro percorrido. Querem também que as plataformas abram escritórios nas principais cidades, com os quais possam dialogar e reportar eventuais dúvidas ou problemas.
Esta será a segunda paralisação organizada pelo movimento “Estafetas unidos”, uma comunidade no Whastapp que conta com mais de mil membros. Ao ECO, o porta-voz, Hans Melo, explicou que já houve paralisações semelhantes à que acontecerá esta sexta-feira em França, nos Estados Unidos, no Brasil e no Reino Unido. “Vamos parar até que nos ouçam”, asseverou, em conversa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uber garante que “estafetas podem determinar o valor das suas próprias viagens”
{{ noCommentsLabel }}