Acionistas da Mota-Engil votam em abril alargamento da administração

  • Lusa
  • 26 Março 2024

Os acionistas da empresa irão ainda analisar o alargamento do Conselho de Administração dos atuais 17 para 19 membros na assembleia-geral de 18 de abril.

Os acionistas da Mota-Engil votam em assembleia-geral no dia 18 de abril a reeleição do Conselho de Administração para o mandato 2024-2026, bem como o seu alargamento para 19 membros, segundo a convocatória, divulgada esta terça-feira.

No documento, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no qual dá conta também das propostas, o grupo destacou que entre os pontos está “discutir e deliberar sobre a eleição, para um novo mandato correspondente ao triénio” 2024/2026, dos membros do Conselho de Administração, bem como da comissão de vencimentos. Os detentores de títulos da empresa irão ainda analisar o alargamento do Conselho de Administração para 19 membros, face aos atuais 17.

Os nomes propostos são os seguintes: António Mota, Wang Jingchun, Gonçalo Moura Martins, Carlos Mota dos Santos (atual presidente e presidente executivo), Manuel António da Mota, Xiao Di, Maria Paula Mota de Meireles, Ping Ping, Feng Tian, Ana Paula Chaves e Sá Ribeiro, Francisco Manuel Seixas da Costa, Helena Sofia Salgado Fonseca Cerveira Pinto, Isabel Maria Pereira Aníbal Vaz, Vai Tac Leong, João Pedro dos Santos Dinis Parreira, José Carlos Barroso Pereira Pinto Nogueira, Paulo Portas, Guangsheng Peng e Clare Akamanzi.

Os acionistas da Mota-Engil irão ainda votar nos documentos relativos às contas de 2023 e sobre a proposta de aplicação de resultados. Os detentores de participações da Mota-Engil votam ainda o relatório sobre as práticas de governo societário, incluindo o relatório de remunerações da administração e fiscalização e irão proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade.

Os acionistas têm ainda na agenda a discussão e deliberação sobre a política de remunerações e sobre a fixação do montante da caução a prestar pelos membros do Conselho de Administração eleitos. Na reunião magna, os acionistas irão ainda discutir e deliberar sobre a aquisição e alienação, pela sociedade, de ações e obrigações próprias. A Mota-Engil obteve um lucro de 113 milhões de euros em 2023, mais do dobro face a 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da Mota-Engil votam em abril alargamento da administração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião