Paula Franco recandidata-se ao cargo de bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
Eleições estão agendadas para 21 de junho. Interrupção do atual mandato foi ditada pelas alterações introduzidas no âmbito da reforma da lei das ordens. Paula Franco é bastonária dos OCC há seis anos.
A atual bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, vai recandidatar-se ao cargo para um novo mandato, depois da interrupção ditada pelas alterações dos estatutos das Ordens profissionais. Uma reforma feita no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que dita a necessidade de novas eleições das equipas de topo de todas as ordens.
“É com um novo patamar de excelência profissional em mente que me volto a recandidatar a bastonária”, para o mandato de 2025/2028, anunciou Paula Franco num vídeo publicado nas redes sociais. As eleições estão agendadas para 21 de junho.
“Após a interrupção do mandato em resultado da alteração do estatuto estamos cientes que temos um trabalho muito grande pela frente” para criar “uma melhor profissão”, acrescenta.
Paula Franco ocupa o cargo há seis anos e entre os “múltiplos obstáculos” que diz ter atravessado com a sua equipa elenca uma revolução digital, a pandemia, uma crise inflacionária e “um voraz ataque aos atos próprios” para construir a profissão. Uma crítica aberta às alterações introduzidas no âmbito da reforma da lei das ordens.
Na primeira proposta de alteração ao estatuto dos contabilistas certificados, o Governo sugeriu acabar com a exclusividade de alguns dos atos da profissão, de modo a que qualquer cidadão pudesse submeter declarações fiscais e deixar de ser precisa a assinatura do contabilista certificado “nas demonstrações financeiras e declarações fiscais das entidades, públicas ou privadas, que possuam ou que devam possuir contabilidade organizada”. Mas, acabou por recuar e chegar a uma situação de compromisso com a Ordem.
Paula Franco reconhece que foi “um percalço” que punha em causas as competências exclusivas dos contabilistas certificados e que foram “apanhados desprevenidos”. Perante a manifestação negativa da ordem a situação foi revertida e a bastonária admitiu que a Ordem “foi daquelas que esteve mais de acordo com muitas das alterações e as compreendeu”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paula Franco recandidata-se ao cargo de bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados
{{ noCommentsLabel }}