Fábrica em Avintes produz alumínio quase sem pegada de carbono

A matéria-prima deste alumínio foi sucata, que pode ser considerada praticamente livre de emissões quando reaproveitada através da reciclagem, indica a Hydro.

A fábrica de Avintes da Hydro, empresa do setor do alumínio, produziu o seu primeiro lote de alumínio reciclado praticamente nulo em emissões poluentes, informa a fabricante numa nota de imprensa.

Na produção, a Hydro utilizou como matéria-prima única sucata, recuperada de produtos no final de vida útil, que pode ser considerada como sendo neutra em carbono quando reaproveitada através da reciclagem.

O processo de reciclagem de matéria-prima em fim de vida útil permite que o alumínio seja reutilizado infinitas vezes, sem que perca as suas propriedades e consumindo apenas 5% da energia que se usa para produzir alumínio primário, estima a Hydro.

Na reciclagem de alumínio, existe, por um lado, a chamada sucata pré-consumo, gerada no processo, e que não se tornou parte de um produto final. Por outro lado, há a sucata pós-consumo, que pode ser parte de uma janela, um carro ou uma bicicleta usados, recuperada para ser convertida novamente em matéria-prima.

O responsável pela unidade de reciclagem da Hydro Avintes, João Nina, afirma que “este é o primeiro lote de Hydro Recycled Low Carbon produzido na Hydro Avintes com 100% sucata pós-consumo, sem adição de sucata de processo (pré-consumo) ou alumínio primário. Assim, podemos considerar que a sua pegada de carbono é quase nula, inferior a 0,5 kg CO2e/kg[dióxido de carbono equivalente por quilo].“.

Já o diretor de Metal da Hydro Extrusion South, Rui Abreu, destaca: “este é um marco no nosso esforço para oferecer soluções de alumínio mais sustentáveis com uma menor pegada de carbono, o que por sua vez irá melhorar o impacto ambiental dos produtos dos nossos clientes“.

A Hydro tem vindo a apostar em soluções mais sustentáveis para a sua atividade. 2023 ficou marcado pela utilização de hidrogénio verde para a produção de alumínio reciclado, na fábrica de Irurtzun, em Navarra, Espanha.

A Hydro Extrusion dedica-se ao fornecimento de alumínio e conta uma produção anual de 60.000 toneladas de produtos extrudidos (sujeitos a um processo chamado “extrusão”) e 85.000 toneladas de alumínio reciclado. Procura servir setores como transporte, automóvel ou construção, e emprega mais de 500 pessoas em Espanha e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica em Avintes produz alumínio quase sem pegada de carbono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião