IMT assume gestão do contrato de concessão da ANA

  • ECO
  • 29 Março 2024

Despacho do Governo cessante dá 60 dias às Infraestruturas e á ANAC para que seja enviado ao IMT toda a documentação da gestão do contrato de concessão.

O IMT — Instituto da Mobilidade e dos Transportes vai passar a assumir “o acompanhamento da gestão” dos contratos de concessão da ANA nos dez aeroportos nacionais incluindo “todas as matérias relacionadas com a intervenção da tutela setorial, sem prejuízo das competências exercidas pela tutela financeira, bem como das competências de regulação económica e técnica atribuídas à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)”, lê-se num despacho publicado nesta quinta-feira, mas com data de 8 de março, escreve o Público.

O documento assinado pelo secretário de Estado das Infraestruturas cessante, Frederico Francisco, estabelece ainda um prazo “de 60 dias” para que o Ministério das Infraestruturas e a ANAC enviem para o IMT a “cópia de todo o acervo documental relativo à gestão dos contratos de concessão existente” incluindo “os diversos reportes efetuados pela ANA decorrentes de obrigações contratuais”.

Desta forma, é dada resposta a uma das recomendações do relatório de auditoria do Tribunal de Contas ao processo de privatização da ANA, que defendia que fosse retirado ao regulador da aviação civil, a ANAC, a gestão dos contratos de concessão de serviço público da empresa controlada pelo grupo francês Vinci.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IMT assume gestão do contrato de concessão da ANA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião