Presidente do Parlamento Europeu em primeira visita oficial a Lisboa com novo Governo

  • Lusa
  • 12 Abril 2024

Roberta Metsola está, desde o início do ano, a deslocar-se aos Estados-membros para fazer apelo ao voto contra a abstenção, iniciativa na qual se enquadra esta deslocação a Portugal.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, estará em visita oficial a Portugal na próxima sexta-feira, encontrando-se em Lisboa com o novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A informação foi divulgada em Bruxelas pela assembleia europeia, que indicou que, na próxima sexta-feira, Roberta Metsola “estará em Lisboa, onde terá um encontro com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e com o primeiro-ministro Luís Montenegro, seguido de uma conferência de imprensa conjunta, bem como com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.

Fonte do gabinete da líder da assembleia europeia explicou à Lusa que Roberta Metsola está, desde o início do ano, a deslocar-se aos Estados-membros para fazer apelo ao voto contra a abstenção, iniciativa na qual se enquadra esta deslocação a Portugal. A mesma fonte acrescentou que a visita visa também que Roberta Metsola se encontre com Luís Montenegro e José Pedro Aguiar-Branco, após terem tomado posse nos cargos no início deste mês de abril.

Na próxima sexta-feira, Roberta Metsola será ainda distinguida pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, com um honoris causa em Relações Internacionais, adiantou a mesma fonte à Lusa. “Portugal é um país onde me sinto sempre em casa. Estou grata por estar de volta, para sensibilizar as pessoas para as próximas eleições para o Parlamento Europeu, em junho, e para encorajar os portugueses, especialmente os jovens, a votar”, afirmou a presidente da assembleia europeia numa declaração enviada à Lusa.

Roberta Metsola indicou que irá encontrar-se “com líderes e jovens portugueses”, estando “particularmente sensibilizada por receber um honoris causa pela Universidade de Lisboa, uma grande honra”. “Portugal é um país pró-europeu, os portugueses têm um elevado nível de reconhecimento do papel que a Europa desempenha nas suas vidas e é importante que o expressem claramente no dia das eleições europeias, […] a Europa conta com todos”, apelou ainda a responsável, na declaração à Lusa.

As eleições europeias realizam-se entre 6 e 9 de junho. Em Portugal, estão marcadas para 9 de junho e, numa entrevista à Lusa publicada em setembro passado, Roberta Metsola admitiu a realização das eleições europeias nessa altura “é um desafio” para o país, por estarem coladas a feriados, podendo aumentar a abstenção.

Ainda assim, defendeu que a afluência depende da campanha que será realizada. Em dezembro passado, Roberta Metsola deslocou-se a Lisboa para intervir num debate da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre participação política dos jovens e para discursar no Conselho Estratégico Nacional do PSD. Roberta Metsola foi eleita em janeiro de 2022, tornando-se na presidente do Parlamento Europeu mais jovem de sempre e a terceira mulher no cargo desde as primeiras eleições europeias, em 1979.

Hoje com 45 anos, é também a primeira cidadã de Malta a presidir ao Parlamento

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do Parlamento Europeu em primeira visita oficial a Lisboa com novo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião