PJ detém suspeito de branquear fortunas com criptomoedas
Cofundador da Samourai Wallet, um site usado para branquear fortunas de origem criminosa através de transações de criptomoedas, foi detido pela PJ no âmbito da Operação Samourai.
O cofundador da Samourai Wallet, um site suspeito de ter branqueado mais de cem milhões de euros de origem criminosa através de transações de criptomoedas na dark web, foi detido em Portugal, na passada quarta-feira, pela Polícia Judiciária. De acordo com a notícia avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, a captura ocorreu ao abrigo de um mandado internacional de detenção.
O cofundador e diretor tecnológico do site, William Lonergan Hill, de 65 anos, terá gerido uma carteira de cerca de 1,8 mil milhões de euros que foram transacionados à margem dos circuitos legais. O detido já foi presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e vai ficar em prisão preventiva enquanto aguarda o processo de extradição.
Por seu turno, Keonne Rodriguez, 35 anos, o outro cofundador e CEO da empresa, também foi detido, mas nos Estados Unidos.
Segundo a PJ, o cidadão norte-americano é o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas.
Em comunicado, as autoridades judiciárias explicam que a Operação Samourai, que decorreu em simultâneo em vários países, incluiu buscas domiciliárias na zona da Grande Lisboa e resultou na detenção do suspeito, um norte-americano com pedido de extradição e que era administrador de uma carteira de criptoativos.
Segundo a PJ, terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares em ‘BTC’, usados em transações ‘Ricochet’, uma plataforma de troca de criptoativos, que se dedica ao desenvolvimento de soluções exclusivas que permitem aos utilizadores investir os seus “ativos criptográficos” em tempo real.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PJ detém suspeito de branquear fortunas com criptomoedas
{{ noCommentsLabel }}