Hamas aceita cessar-fogo proposto pelo Qatar e Egito
O anúncio foi feito horas após Israel ter avisado os palestinos para deixarem a cidade de Rafah, no sul de Gaza, antes de uma operação militar israelita.
O grupo militante do Hamas aceitou a proposta do Qatar e Egito para um cessar-fogo em Gaza. Segundo um comunicado citado pela Association Press, o líder do grupo, Ismail Hanayeh, transmitiu a mensagem num telefonema com o primeiro-ministro do Qatar e o ministro dos Serviços Secretos do Egito.
O anúncio foi feito horas após Israel ter avisado cerca de 100 mil palestinianos para deixarem a cidade de Rafah, no sul de Gaza, dando sinais da prometida invasão terrestre estar iminente.
As autoridades israelitas vão analisar um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mas alegam que o plano do grupo palestiniano Hamas mudou em relação ao quadro anteriormente proposto, segundo uma fonte próxima de Telavive citada pela agência Associated Press (AP).
O plano aprovado pelo Hamas “não é o quadro proposto por Israel”, segundo a fonte, que não deu mais detalhes e que falou sob anonimato justificando que as autoridades israelitas ainda estão a elaborar uma resposta formal.
Após o anúncio do acordo, os palestinianos celebraram com aplausos nos campos de tendas à volta de Rafah, com expectativa que o acordo signifique que o ataque israelita tenha sido evitado, segundo a AP.
No entanto, a primeira resposta israelita foi avançar com uma operação militar no sul de Gaza. As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram estar a realizar ataques dirigidos a “alvos terroristas do Hamas” na zona oriental de Rafah.
Tweet from @IDF
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hamas aceita cessar-fogo proposto pelo Qatar e Egito
{{ noCommentsLabel }}