74 anos de União Europeia em oito gráficos
Dos salários, ao emprego, passando pelos PIB. Esta quinta-feira assinalamos o Dia da Europa com oito gráficos que retratam o bloco europeu.
Foi em 1950, cinco anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, que a França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e o Luxemburgo juntaram-se para formar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). O tratado, assinado um ano mais tarde ao abrigo da Declaração Schuman, visava assegurar a paz a longo prazo na Europa pós-guerra.
Décadas mais tarde, com a adesão de mais Estados-membros, a formalização do mercado único, da facilitação das viagens sem fronteiras e da criação do Euro como moeda única, nasce, formalmente, a União Europeia.
Hoje, a um mês das eleições europeias, assinalamos o Dia da Europa com 8 números.
27 Estados-membros
Inicialmente composta por seis países, hoje, são 27 os Estados-membros que integram a União Europeia (menos um depois da saída do Reino Unido, em 2020). Portugal juntou-se ao “clube” em 1986, a par com a Espanha, tornando-se nos 11º e 12º Estados-membros deste bloco.
Até 2019, o bloco era, contudo, composto por 28 países mas na sequência do Brexit, o Reino Unido e a Comissão Europeia chegaram a acordo para a retirada britânica, em 2020.
450 milhões de habitantes
Atualmente, a UE estende-se por mais de quatro milhões de quilómetros quadrados nos quais habitam cerca de 448,4 milhões de pessoas, falantes de 24 línguas oficiais. Em termos de superfície, a França é o maior país da UE e Malta o mais pequeno. Portugal contribui para os valores totais com cerca de 91 mil quilómetros quadrados de superfície e 10,3 milhões de habitantes.
14% do comércio mundial
A UE, a China e os Estados Unidos são os três maiores intervenientes mundiais no comércio internacional. Em 2022, a União Europeia representava cerca de 13,9 % do comércio mundial de mercadorias, o equivalente a 2,1 mil milhões de euros do comércio mundial total.
20 países da Zona Euro
Os 27 Estados-membros da União Europeia funcionam como um mercado único. Desses, 20 países, incluindo Portugal, partilham a mesma moeda, o euro.
PIB de Portugal é o 5º que mais cresce
No primeiro trimestre deste ano, o PIB da Zona Euro cresceu 0,3%, face ao trimestre anterior. Já em termos homólogos, o PIB cresceu 0,4%. Dos 20 países deste grupo, Portugal registou o quinto maior crescimento em cadeia e o quarto maior em termos homólogos.
9 países com o maior poder de compra
O salário mínimo na União Europeia varia atualmente entre os 477 euros por mês na Bulgária e 2.571 euros por mês no Luxemburgo. Este ano, Portugal até desceu uma posição nesse ranking, agora na 11ª posição, tendo sido ultrapassado pela Polónia.
Mas Portugal desce para a 14ª posição quando se compara o poder de compra na UE. Os salários da Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Bélgica, Irlanda, Polónia, Eslovénia e Espanha são os que têm o maior poder de compra na UE, e quando comparado com alguns países da Europa.
217 milhões de pessoas empregadas
Em 2023, havia mais pessoas a trabalhar, tanto na Zona Euro como na União Europeia. Ao todo, estima-se que no ano passado os 27 Estados-membros estivessem empregadas 217,1 milhões de pessoas estavam empregadas (+1,2%), das quais 169,3 milhões na Zona Euro (+1,4%).
Olhando apenas para o quarto trimestre de 2023, a Roménia, Malta e Espanha foram os Estados-membros em que o emprego mais subiu, face ao trimestre anterior. Portugal surge no fundo da tabela, com um decréscimo de 0,1% no último trimestre do ano
20 países do Espaço Schengen
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
74 anos de União Europeia em oito gráficos
{{ noCommentsLabel }}