Allianz Trade vai revelar IA de comando mental no revezamento da tocha olímpica
A tecnologia já está bastante avançada. A Allianz Trade leva para a parceria recursos financeiros, estratégicos e de visibilidade para tornar o projeto "vivo e real" em evento olímpico.
A Allianz Trade e a startup francesa Inclusive Brains uniram forças para desenvolver o Prometheus – novo tipo de interface cérebro-máquina que transforma dados neurofisiológicos, como ondas cerebrais, atividade cardíaca, expressões faciais e movimentos oculares, em comandos mentais. Em comunicado, a Allianz Trade explica que a parceria visa ajudar pessoas que não podem utilizar as mãos ou falar a operar estações de trabalho, objetos interligados e a navegar em ambientes digitais sem necessitar de escrever num teclado ou utilizar comandos vocais.
A tecnologia Prometheus já está bastante avançada. Aliás, a Inclusive Brains desenvolveu uma “plataforma de aquisição de dados multimodal que pode monitorizar, processar e classificar vários sinais neuropsicológicos ao mesmo tempo (cérebro, coração, rosto, olhos). Juntamente com o modelo de IA da start-up, que está no centro do Prometheus BCI, permite que as pessoas controlem um braço de exoesqueleto com a mente, ou piscando, apertando os olhos ou com algumas expressões faciais, consoante as suas capacidades e necessidades”, lê-se no comunicado.
A Allianz Trade leva para a parceria recursos financeiros, estratégicos e de visibilidade para tornar o projeto “vivo e real”. Nesse âmbito, a parceria irá acelerar o desenvolvimento de soluções de assistência baseadas em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que dão às pessoas com deficiência mais autonomia, facilitando o seu acesso ao ensino e mercado de trabalho.
“Daremos apoio financeiro, estratégico e logístico para fazer avançar a I&D e as necessidades materiais da Prometheus BCI, através da aquisição de sensores fisiológicos e de dois braços de exoesqueleto. Apoiaremos também a Inclusive Brains a tornar o modelo de IA Prometheus open source (toda a gente pode aceder) para que todos os outros envolvidos na promoção da inclusão possam beneficiar da nossa parceria. Os exoesqueletos de braço, depois de devidamente treinados e programados, serão depois doados a uma organização sem fins lucrativos de apoio a pessoas com paralisia. Também pretendemos dar à Inclusive Brains e à Prometheus um alcance mais alargado, apoiando todos os esforços de comunicação à escala global. Acreditamos que temos um papel importante a desempenhar na consciencialização das pessoas sobre o poder da IA para promover a inclusão”, explica Aylin Somersan Coqui, CEO da Allianz Trade.
Prometheus será exposto ao público durante o revezamento da tocha olímpica
A tecnologia Prometheus será mostrada ao público dentro de algumas semanas, durante o revezamento da tocha olímpica, por um portador da tocha com deficiência motora, que a utilizara para controlar o braço exoesqueleto. Com esta primeira aplicação e utilização pública, as companhias pretendem sensibilizas as pessoas para a necessidade de apoiar esforços científicos e industriais em tecnologias de assistência baseadas em IA, incluindo naquelas que melhoram a inclusão no local de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Allianz Trade vai revelar IA de comando mental no revezamento da tocha olímpica
{{ noCommentsLabel }}