Governo nomeia diretora-geral da Administração da Justiça em “regime de substituição”
Juíza Ana Cláudia Cáceres Pires era, até agora, subdiretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça. Com renúncia de Isabel Namora, foi nomeada diretora-geral em "regime de substituição".
Ana Cláudia Cáceres Pires foi nomeada diretora-geral da Administração da Justiça em “regime de substituição”, sucedendo a Isabel Namora, que renunciou ao cargo no início deste mês, invocando motivos pessoais, segundo um despacho publicado esta segunda-feira no Diário da República. A juíza era até agora subdiretora-geral da Administração da Justiça.
O Ministério da Justiça nomeou Ana Cláudia Cáceres Pires “para exercer o cargo de diretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça”, considerando “necessário e urgente proceder a uma designação em regime de substituição, por forma a garantir o regular funcionamento deste serviço público, até à conclusão dos procedimentos tendentes à designação de um novo titular”, indica o diploma, que “produz efeitos a 7 de maio”.
Nascida a 10 de outubro de 1973, em Coimbra, Ana Cláudia Cáceres Pires é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Atualmente ocupava o cargo de subdiretora-geral da Direção-Geral da Administração da Justiça, tendo sido também já assessora do gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional, em 2010. Já exerceu funções no Tribunal Judicial de Montemor-o-Velho, de Ansião, de Leiria, de Pombal, e no no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga, entre outros.
A juíza de direito Ana Cláudia Cáceres Pires vem substituir Isabel Namora, que exercia o cargo desde 2019 e que no início deste mês pediu à ministra da Justiça para abandonar o cargo por razões pessoais, depois de ter sido recentemente criticada pelos sindicatos de oficiais de justiça na sequência de uma greve em que não foram decretados serviços mínimos para os funcionários dos tribunais, o que teve como consequência a libertação de vários arguidos detidos por tráfico de droga e violência doméstica, noticiou o Público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo nomeia diretora-geral da Administração da Justiça em “regime de substituição”
{{ noCommentsLabel }}