Bondalti investe mil milhões na construção de duas fábricas de lítio até 2030
A empresa controlada pela família Mello, que lançou uma OPA sobre a espanhola Ercros, prevê que a primeira fábrica esteja concluída em 2027 e a segunda em 2030.
A Lithium Energy, o projeto de refinação de lítio “verde” do grupo José de Mello e da Bondalti, vai investir cerca de mil milhões de euros na construção de duas fábricas na Península Ibérica, até 2030.
Uma das fábricas será construída em Estarreja e a outra em Torrelaverga, na região da Cantabria, em Espanha, anunciou esta terça-feira o CEO da empresa, Duarte Braga, às agências de notícias estrangeiras.
Com cerca de 60.000 toneladas de reservas conhecidas, Portugal já é o maior produtor europeu de lítio, tradicionalmente extraído para produção de cerâmica. Juntamente com a vizinha Espanha, o país quer aproveitar os depósitos locais de lítio, com o objetivo de cobrir toda a cadeia de valor, desde a mineração e refinação até ao fabrico de células e baterias e à reciclagem de baterias.
“Quase 80% da refinação de lítio vem da China e o que queremos tentar fazer é reverter (essa tendência)”, disse Duarte Braga.
Apesar de ter adiantado que a primeira fábrica estará pronta em 2027, o líder da companhia não detalhou qual dos dois projetos estará concluído primeiro. Duarte Braga acrescentou, porém, que a expectativa é que as duas refinarias sejam capazes de produzir lítio suficiente para alimentar baterias para um milhão de veículos elétricos por ano.
No verão passado, o CEO da Bondalti, que tem uma OPA a correr sobre a espanhola Ercros, já tinha avançado que a estratégia da empresa “passará por ter no mínimo duas fábricas até 2030 e, eventualmente, uma terceira já em pensamento ou em desenvolvimento nessa altura”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bondalti investe mil milhões na construção de duas fábricas de lítio até 2030
{{ noCommentsLabel }}