António Gandra d’Almeida é o novo diretor executivo do SNS

Ministério da Saúde escolheu António Gandra d'Almeida para diretor executivo do SNS. Sucede a Fernando Araújo, que se demitiu em abril após a tomada de posse do novo Governo.

António Gandra d’Almeida é o novo diretor executivo do SNS, avançou esta quarta-feira o Ministério da Saúde. O tenente-coronel médico dos quadros permanentes do Exército português vem assim substituir o demissionário Fernando Araújo.

O tenente-coronel de 44 anos ocupa o cargo de comandante do agrupamento sanitário e “desempenha atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar”. Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, Gandra de Almeida tem uma vasta experiência em emergência médica e nas Forças Armadas, tendo acumulado funções de chefia e de coordenação.

O anúncio do novo diretor executivo do SNS é explicado pelo ministério pelo facto de Fernando Araújo, o diretor executivo demissionário ter pedido para se manter em funções até entregar o relatório com o balanço do último ano e meio da gestão executiva. Uma entrega que ocorreu na terça-feira antes da data limite o relatório pedido pela tutela. Fernando Araújo tinha um prazo de 60 dias para entregar o documento, com o balanço de pouco mais de um ano de mandato, já que entrou em funções em janeiro de 2023.

Fernando Araújo é ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de Saúde para explicar as razões que levaram à sua demissão. O responsável anunciou a demissão a 23 de abril por não querer ser um obstáculo ao Governo em termos de políticas que quisesse implementar.

O Ministério liderado por Ana Paula Martins garante que está pronto para nomear a nova equipa executiva do SNS, no entanto, há procedimentos a respeitar. “Em breve, será anunciada a constituição da restante equipa da DE – SNS, cujos nomes serão submetidos à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP)”, lê-se, no comunicado do Governo.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Gandra d’Almeida é o novo diretor executivo do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião