Parpública faz aumento de capital de 212 milhões de euros na Estamo
Operação foi concretizada através da entrada em participações nas sociedades Arco Ribeirinho Sul e na Consest no valor de 196 milhões. Os restantes 16 milhões serão injetados em dinheiro.
A Parpública avançou com um aumento de capital na Estamo no valor de 212 milhões de euros, no final de 2023. Com este reforço o aumento de capital da empresa pública, que gere o património imobiliário do Estado, passa a ser de 1.061 milhões de euros, revela um comunicado divulgado esta quarta-feira no site da Parpública.
De acordo com a nota, esta operação foi concretizada, na sua maioria, através da transmissão das participações nas sociedades Arco Ribeirinho Sul e na Consest no valor de 196 milhões de euros, sendo os restantes 16 milhões realizado ao longo deste ano através de entradas em dinheiro.
“Com vista a dotar a Estamo dos recursos necessários para dar resposta às novas exigências que lhe foram atribuídas, a Parpública subscreveu um aumento de capital da Estamo, no final do ano de 2023, no valor global de 212 milhões de euros“, informa o comunicado.
As novas exigências prendem-se com os “novos desafios” confiados à gestora pública de património do Estado, desde logo, “a reabilitação urbana de toda a zona identificada como as antigas instalações da Lisnave“, “bem como os territórios geridos pela anterior Baia do Tejo”, ambos abrangidos pelo projeto Arco Ribeirinho Sul.
No caso da Consest, explica a nota, a gestão da empresa já era conduzida pela administração da Estamo, “justificando-se a integração direta no seu património como forma de agilizar a gestão e a prossecução dos objetivos”.
Para o presidente da Parpública, esta operação “demonstra o compromisso” da sociedade gestora de participações sociais do Estado “com o investimento nas suas participadas“, e em particular, “o apoio da Parpública aos novos desafios colocados à Estamo”.
“A Parpública reforça assim e mais uma vez o seu papel como instrumento do Estado português na concretização de políticas públicas e de gestão de ativos mobiliários e imobiliários”, afirma José Realinho de Matos, citado no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parpública faz aumento de capital de 212 milhões de euros na Estamo
{{ noCommentsLabel }}