Regulador confirma aumento de 6,9% dos preços do gás natural a partir de outubro
ERSE aprovou a proposta de um agravamento das tarifas reguladas do gás de 6,9%, a aplicar a partir de outubro.
Os preços do gás natural no mercado regulado vão mesmo aumentar a partir de outubro. A proposta apresentada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em março para o ano-gás 2024-2025, foi aprovada esta quarta-feira e irá traduzir-se num aumento de 6,9% nos preços do gás natural para os clientes em baixa pressão com consumos até 10 mil metros cúbicos por ano, o que inclui famílias e parte do tecido empresarial.
Segundo a nota, o impacte na fatura do gás natural (incluindo taxas e impostos), para as tipologias de consumo mais representativas (casal sem filhos e casal com dois filhos), traduz-se num aumento entre os 0,88 e os 1,68 euros na fatura mensal.
Assim, feitas as contas, um casal sem filhos, no primeiro escalão e com um consumo anual de 1.610 kWh, passará a pagar uma fatura de 15,66 euros, a partir de outubro. Por seu turno, um casal com dois filhos, no segundo escalão e com consumos de 3,407 kWh por ano pagará, a partir de outubro, uma fatura mensal de 29,75 euros.
“Com esta decisão de tarifas, os preços de venda a clientes finais do mercado regulado observarão, no conjunto dos últimos cinco anos, uma variação média anual de 3,3% no preço final. Estão sujeitos a estas variações os cerca de 447,5 mil consumidores que permaneciam, no final de março de 2024, no mercado regulado”, informa a nota.
A ERSE sublinha que os clientes com tarifa social, quer no mercado regulado, quer no mercado livre, continuam a ter um desconto de 31,2%, calculado por referência aos preços de venda a clientes finais do mercado regulado.
Notícia atualizada pela última 19h45
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador confirma aumento de 6,9% dos preços do gás natural a partir de outubro
{{ noCommentsLabel }}