Exclusivo Vacina reforçada da gripe vai ser alargada a maiores de 85 anos
Até aqui reservada para os utentes dos lares, a vacinação para a gripe com uma dose reforçada vai ser alargada a toda a população com mais de 85 anos.
O Governo vai estender a vacinação da gripe com uma dose reforçada a toda a população com 85 anos ou mais, apurou o ECO junto de fonte oficial do Ministério da Saúde. Esta vacina, que oferece uma proteção mais elevada, cingiu-se na campanha anterior apenas aos utentes dos lares.
O Executivo está a preparar mudanças nos planos de vacinação. Uma das alterações para a campanha sazonal 2024/2025 será o alargamento da vacinação com dose elevada, que tem uma quantidade de antigénios quatro vezes superior, melhorando a resposta imunitária.
Segundo o balanço feito em março pelo anterior Governo, Portugal administrou em 2023 cerca de 7,3 milhões de vacinas no âmbito do Plano Nacional de Vacinação e da vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19. Até aquele mês, tinham sido vacinadas 2,49 milhões de pessoas contra a gripe no âmbito da campanha 2023/2024, o número mais elevado de sempre, e 1,98 milhões contra a covid-19.
Com o ministro Manuel Pizarro foi ainda aprovada, já com o Governo em gestão, uma portaria para “consolidar o modelo de governação e funcionamento do Programa Nacional de Vacinação, e de outras estratégias e campanhas nacionais de vacinação – destinados à proteção da saúde pública e das pessoas em maior risco ou em circunstâncias especiais – adaptando o planeamento e a operacionalização das iniciativas de vacinação à nova organização do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente à criação de novas Unidades Locais de Saúde em todo o país e à extinção das Administrações Regionais de Saúde, cujas atribuições são sucedidas por outras entidades do Ministério da Saúde”.
Está prevista a realização esta quarta-feira de um Conselho de Ministros extraordinário para aprovação e posterior apresentação do plano de emergência para a Saúde.
Segundo o Programa de Governo, este plano “visa garantir que os tempos máximos de resposta são garantidos, para consultas de especialidade, e cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica”.
“Pretende igualmente garantir a resposta de urgência em saúde materno-infantil e visa atribuir um médico de família a todos os portugueses, começando pelas pessoas mais frágeis”, lê-se no programa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vacina reforçada da gripe vai ser alargada a maiores de 85 anos
{{ noCommentsLabel }}