Seguro para trotinetes elétricas vai ser obrigatório em Espanha
Enquanto em Portugal permanece apenas muito recomendável, apesar dos 3.200 acidentes registados em 2023, o governo espanhol aproveitou a nova lei do seguro automóvel para incluir as trotinetes.
O conselho geral dos mediadores de seguros espanhóis considerou “acertada” a medida do governo para, aproveitando a nova Lei de Responsabilidade Civil e Seguro automóvel, tornar obrigatório seguro para trotinetes elétricas em todo o país. Esta obrigação cabia até agora a cada município.
Segundo os mediadores existe muita conflitualidade para que um utilizador assuma a responsabilidade pelas consequências de um sinistro. Consideram que o seguro obrigatório é a forma mais rápida e simples de compensar as vítimas de acidentes provocados por estes veículos.
Em Portugal, onde 3200 acidentes se registaram em 2023 relatório da ANSR, equiparam-se as trotinetes a velocípedes, logo sem obrigatoriedade de seguro. Não impede que a DECO e muitas seguradoras recomendem a sua contratação. Por exemplo a Generali Tranquilidade comercializa, através do seu site, um seguro de responsabilidade civil para trotinetes por 27 euros por ano e de 62 euros se incluir “danos próprios”.
Algumas plataformas de partilha de trotinetes também têm seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais para os seus utilizadores, mas com exclusões como por exemplo, se a trotinete circula no passeio ou se é utilizada por duas pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguro para trotinetes elétricas vai ser obrigatório em Espanha
{{ noCommentsLabel }}