CNE denuncia apelos ao voto de Temido. “Podem interferir no processo de formação de vontade dos eleitores”
Marta Temido fez apelos diretos ao voto no PS em pleno dia eleitoral. CNE recebeu duas queixas, uma delas do PSD, e afirmou que "podem interferir no processo de formação de vontade dos eleitores".
A Comissão Nacional de Eleições considera que as afirmou de Marta Temido “podem interferir no processo de formação de vontade dos eleitores” e, por isso, deu indicação aos órgãos de comunicação social para deixarem de passar as palavras da cabeça-de-lista do PS às europeias, produzidas após ter exercido o seu direito de voto.
Em declaração inesperada para o dia de eleições, violando a lei eleitoral, a cabeça do lista do PS, Marta Temido, fez um apelo direto ao voto no partido. “Quanto melhores os nossos resultados, melhor defendidos estarão os portugueses e os europeus”, disse.
A CNE considera que as afirmações de Temido “podem interferir no processo de formação de vontade dos eleitores e, assim, inserir-se no âmbito da proibição de realização de propaganda no dia da eleição”. Citado pelo Observador, o porta-vez da CNE revelou que “foram apresentadas duas queixas”, esclarecendo, posteriormente, que uma foi da Aliança Democrática e outra de uma cidadã em nome individual, tendo dado entrada na comissão pouco antes das 13h.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CNE denuncia apelos ao voto de Temido. “Podem interferir no processo de formação de vontade dos eleitores”
{{ noCommentsLabel }}