El Corte Inglés com faturação e lucros recorde em Portugal

Cadeia atinge cerca de 600 milhões de euros de faturação e lucros de 36 milhões no país. Globalmente, obtém os melhores resultados desde 2009.

O El Corte Inglés fechou o ano fiscal de 2023-2024 com 599 milhões de euros de faturação e lucros de 36 milhões, “os maiores de sempre” em Portugal. Globalmente, grupo fechou o exercício com 16.333 milhões de euros de volume de negócios e 359 milhões de euros de lucros.

“O destaque do exercício foi o crescimento de todas as áreas de retail, especialmente nos departamentos de moda e beleza e alimentação e restauração”, destaca o retalhista espanhol, em comunicado, sobre a evolução do negócio no mercado nacional.

Em Portugal a cadeia, que detém dois armazéns em Lisboa e Porto, fechou e fevereiro o ano fiscal do ano passado com 599 milhões de euros de faturação, uma subida de 5% face ao ano anterior. A operação no mercado português atingiu um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 59,6 milhões, mais 16 % que no ano anterior, tendo assinalado lucros de 36 milhões de euros, uma subida face aos 19,5 milhões no ano passado, até então os melhores resultados do grupo no país onde está presente há mais de duas décadas.

Globalmente, o Grupo El Corte Inglés faturou 16.333 milhões de euros, com o EBITDA de 1.081 milhões (+13,6%) e um resultado líquido operacional de 359 milhões de euros. Foram “os seus melhores resultados operacionais desde 2009, tendo crescido nas suas principais áreas de atividade”, refere o retalhista.

“Dos 16.333 milhões de euros faturados pelo Grupo, 12.845 milhões correspondem ao volume de negócios das áreas de retail. A empresa portuguesa participa com 599 milhões, que correspondem a um aumento de 5% relativamente ao ano anterior”, destaca o grupo.

“A área da moda continua a ser a mais destacada, com centenas de marcas internacionais e também portuguesas, além das marcas próprias do El Corte Inglés, muitas delas fabricadas em Portugal”, aponta o grupo, destacando ainda os “grandes crescimentos” nas áreas de alimentação e restauração “fruto dos investimentos na renovação dos espaços e no enriquecimento da oferta, tanto nas áreas Gourmet, como nos Supermercados e Restaurantes.

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