Arábia Saudita espera receber 70 milhões de turistas até 2030

  • Servimedia
  • 14 Junho 2024

O ministro do Turismo da Arábia Saudita afirmou que o sector do turismo do seu país cresceu 56% desde 2019 e espera duplicar até 2032.

O presidente do comité executivo da Agência de Turismo das Nações Unidas e ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb, assegurou numa entrevista ao ‘El País’ que o seu país recebeu mais de 27 milhões de turistas em 2023 e que espera atingir 70 milhões de visitantes em 2030 e estar entre os cinco países mais visitados do mundo.

As regiões que mais estão a crescer em termos de turismo são o Médio Oriente, com 22% em 2023 face a 2019, seguido da Europa, que já recuperou 94% dos valores pré-pandemia. No Médio Oriente, destaca-se a Arábia Saudita, com um crescimento de 56%, prevendo-se que duplique até 2032, como refere Al Khateeb na entrevista.

Desde o lançamento da Visão 2030, a Arábia Saudita está mais aberta do que nunca ao acolhimento de pessoas de todo o mundo. Com a introdução do visto eletrónico em 2019, milhões de visitantes foram atraídos para o Reino, ajudando a criar emprego e a impulsionar o crescimento económico local. Investimentos milionários de 746 mil milhões de euros em novos destinos e projetos como o Neom fizeram com que o Reino já ultrapassasse os números do turismo de 2019, tal como a Espanha.

O Ministro do Turismo sublinhou que este crescimento deve ser acompanhado por uma atenção especial ao ambiente. Na entrevista, insistiu na necessidade de todos os países membros da ONU Turismo e os responsáveis pelo turismo desenvolverem regulamentos e políticas que protejam o ambiente, especialmente em questões como o desperdício de alimentos e de água, bem como a preservação dos recifes de coral e das florestas.

Nesta linha, sublinhou também a importância de enfrentar o desafio do turismo sobrelotado. O Comissário salientou a capacidade limitada dos países e o dever de não receber mais pessoas do que o território é capaz de suportar. Para tal, é fundamental uma colaboração estreita com as companhias aéreas, os hotéis e outros intervenientes no setor para que os turistas estejam conscientes de como podem respeitar o meio envolvente, o ambiente e os espaços da zona.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita espera receber 70 milhões de turistas até 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião