April, Verspieren e Verlingue estão no TOP 10 das corretoras em França

  • ECO Seguros
  • 19 Junho 2024

Corretoras que estão em animadas aquisições em Portugal são das maiores de França, um dos mercados mais relevantes da Europa. Veja o ranking, liderado pela Diot-Siaci, que faturou 905 milhões em 2023.

A mediadora April Portugal, a Verspieren Portugal, e a Verlingue em Portugal são participadas pelas três das maiores corretoras em França segundo o ranking publicado no jornal Le Tribune de L´Assurance. Todas as suas representadas têm valores muito superiores a nível global, mas é crescente o seu peso no mercado nacional.

Os números indicados são de 2023 e apontam para um elevado crescimento de negócios nos primeiros 10 lugares entre as corretoras do ranking francês, não só por aquisições realizadas mas também por via orgânica.

Este facto é realçado pelo jornal, referindo que “os principais corretores do mercado francês fizeram frente a uma guerra exacerbada por talentos e um ambiente de negócios cada vez mais adverso, com a construção parada, aumento de empresas falhadas e ainda as dificuldades de financiamento das famílias e empresas”.

A maior corretora em França continua a ser a Diot-Siaci (905 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 14% em relação a 2022). Especializada em corretagem e consultoria de seguros e resseguros na França e na Europa, com presença na Ásia, Oriente Médio e África, tem 5.000 colaboradores em todo o mundo, os clientes incluem empresas de grande e média capitalização, PME e profissionais, com maior relevância em ramos Não Vida. A Diot-Siaci tem 54% do capital nas mãos da gestão e do grupo de corretagem Burrus. É representada em Portugal pela corretora Costa Duarte.

A April é o segunda maior corretora (630 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 7% em relação a 2022 ), sendo grossista com 15 mil mediadores associados. Está em 18 países e entrou em Portugal em 2008, com distribuição através de uma rede independente de Agentes e Mediadores de seguros que conta com mais de 400 pontos de venda ativos, faturando mais de 6,5 milhões de euros em comissões em 2022. Está em primeiro lugar no top ECOseguros dos mediadores em Portugal e posiciona-se como especialista em Seguros de Vida Crédito. A Grupo April é detido maioritariamente pela gestora de fundos KKR e depois por um grupo que inclui gestão e colaboradores e quatro investidores estratégicos: A Evolem, family Office de Bruno Rousset, fundador da April, a Téthys Invest, holding da herdeira da L’Oreal Françoise Bettencourt Meyers, o Burrus Group e a Arkéa.

Nos lugares seguintes estão as internacionais americanas com a WTW (564 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 8% em relação a 2022 ), a Marsh (522 em 2023, + 9,6% em relação a 2022 ) e a AON (492 em 2023, + 6,9% em relação a 2022 ).

O Grupo Verspieren é o 6º maior (460 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 8% em relação a 2022), sendo atualmente o maior corretor francês de capital exclusivamente familiar, constituído por mais de 20 empresas dedicadas à corretagem e consultoria de seguros, contando com mais de 2.200 Colaboradores. Criado em 1880, conta com filiais em França, Espanha, Suíça, Itália e Portugal, onde está desde 1997. O formato atual, em que é a 15ª maior corretora portuguesa com 3,7 milhões de negócios em 2022, resulta da fusão realizada em 2019 da MEDIATOR com a CREDITE-EGS.

O 7º maior corretor é a Kereis (401 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 26 % em relação a 2022), que anuncia mais de 3,5 mil milhões de prémios sob gestão em seguros de proteção de crédito e mais de 15 milhões de contratos de seguros de vida, sendo ainda especialista em corretagem de seguros individuais, seguros de proteção de pagamentos e serviços financeiros. O Grupo Kereis, adquirida maioritariamente pela gestora de fundos Bridgepoint em 2020, também tem presença internacional em Itália, Alemanha, Bélgica e Áustria e 15 anos de presença em Espanha e Portugal. Por cá, a Kereis Iberia estabeleceu-se há cerca de dois anos.

A Fillet alerd é a 8ª maior (302 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 8,9 % em relação a 2022) e membro da Brokerslink, a rede criada pela portuguesa MDS. Nasceu em 1846 em Bordéus e dedicava-se inicialmente aos seguros Marítimos e de Transportes das trocas marítimas e comerciais com as ex-colónias francesas, às importações de vinhos da Argélia e ao comércio externo de Portugal para as suas próprias colónias. Hoje está em Espanha, Suíça, Costa do Marfim, Argentina, Hong Kong e Singapura e o capital continua nas mãos da família Alerd.

A 9ª maior corretora é a Verlingue (285 milhões de euros de volume de negócios em 2023 + 19,2 % em relação a 2022) que em Portugal é a 5ª maior corretora tendo obtido 16,6 milhões de faturação no ano passado. A Verlingue em Portugal resultou da compra da corretora Luso Atlântica em 2020, mas já consolidou a sua no mercado português através da aquisição da RT Global Insurance. É detida pela família Verlingue.

Fecha o TOP10 de França o Groupe Premium (254 milhões de euros de volume de negócios em 2023, + 35 % em relação a 2022), hoje maioritariamente detida pelo fundo Eurozeo que a avaliou em 290 milhões de euros. A sua principal marca é a Predictis que tem 14 centros em França e conta com parceiros como a Swiss Life, a Aviva e a Groupama Gan Vie.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

April, Verspieren e Verlingue estão no TOP 10 das corretoras em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião