PSD volta a propor Paes Antunes para presidente do CES. Vai a votos amanhã

Depois de ter falhado eleição por um voto, nome de Paes Antunes vai voltar a ser votado para presidência do CES. PSD indica que deputados vão fazer eleição esta sexta-feira.

O grupo parlamentar do PSD decidiu voltar a propor Luís Paes Antunes para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social (CES), depois de este ter falhado a eleição por um voto. Em declarações aos jornalistas, o líder da bancada explicou que o nome irá a votação esta sexta-feira no Parlamento e adiantou que o PSD e o PS firmaram um compromisso para que Paes Antunes seja eleito, desta vez.

“Tive ocasião de convidar o professor Paes Antunes para voltar a ser candidato ao Conselho Económico e Social, e foi com muito agrado que ouvi da parte do professor a disponibilidade para novamente se poder colocar na situação de ser votado”, anunciou esta quinta-feira Hugo Soares, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP 3.

“Sugeri ao senhor presidente da Assembleia da República e aos demais grupos parlamentares que se pudesse fazer a eleição o mais rapidamente possível. A informação que tenho neste momento é que a eleição vai repetir-se amanhã“, acrescentou o mesmo, assegurando que o PSD tem agora o compromisso do PS para a eleição de Paes Antunes.

O líder do grupo parlamentar laranja desvalorizou também o resultado da eleição que teve lugar esta quarta-feira, sublinhando que foi apenas “um percalço que acontece muitas vezes na vida parlamentar“.

“É o meu desejo — e sei também que é o desejo da senhora presidente do grupo parlamentar do PS — que amanhã possamos ter um novo presidente do CES. Primeiro, porque faz falta. E porque o CES é um órgão que deve rapidamente voltar a funcionar com toda a normalidade“, afirmou Hugo Soares esta tarde.

Luís Paes Antunes foi proposto pela Aliança Democrática (AD), mas precisava dos votos de dois terços dos deputados da Assembleia da República para segurar o lugar de presidente do CES, ou seja, precisava de ter, além do apoio da coligação de direita, o apoio do PS, o que não aconteceu na votação que teve lugar na quarta-feira. Por um voto não conseguiu vencer a eleição.

Luís Paes Antunes foi secretário de Estado do Trabalho e da Segurança Social nos governos de José Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, entre 2002 e 2005. Anteriormente, tinha sido diretor-geral da Concorrência e Preços, e também membro da direção do PSD liderada por Luís Marques Mendes.

Além disso, e conforme explicou o próprio numa audição parlamentar recente, a sua ligação ao CES tem cerca de 30 anos: primeiro, como conselheiro; Depois, em funções governativas; E, mais recentemente, como árbitro.

Atualizada às 13h41

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD volta a propor Paes Antunes para presidente do CES. Vai a votos amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião