António Rios Amorim distinguido pela ONU pela liderança sustentável

Além do reconhecimento pelo seu trabalho a nível nacional, enquanto SDG Pioneer 2024 em Portugal, António Rios de Amorim será ainda considerado no concurso de âmbito global.

O CEO e presidente da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, foi selecionado como ‘SDG Pioneer 2024 – Portugal’, isto é, pioneiro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG, na sigla em inglês), na categoria Grandes Empresas. A distinção foi atribuída pela Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Os SDG Pioneers, concurso no âmbito do qual foi atribuído o prémio, é promovido anualmente pela UN Global Compact. O objetivo é distinguir, a nível mundial, os líderes empresariais que seguem uma abordagem baseada nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, “definindo metas ambiciosas a nível ambiental, social e de governança”, indica o comunicado enviado à imprensa.

O painel que elegeu António Rios de Amorim é composto por representantes da administração da UN Global Compact Network Portugal, entidades das Nações Unidas, representantes da OIM – Organização Internacional para as Migrações, AdP – Águas de Portugal e Nova SBE – Nova School of Business & Economics.

Além do reconhecimento pelo seu trabalho a nível nacional, enquanto SDG Pioneer 2024, António Rios de Amorim será ainda considerado na ronda global, que identificará os Pioneers Globais UN Global Compact, em setembro de 2024.

Segundo Anabela Vaz Ribeiro, diretora executiva da UN Global Compact Network Portugal, “António Rios de Amorim destaca-se como um visionário na área da sustentabilidade, liderando iniciativas inovadoras que demonstram a sua paixão pela natureza. Sob a sua orientação, tem havido um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável com o foco particular sobre a sustentabilidade ambiental, demonstrando que é possível aliar crescimento económico com o uso sustentável de recursos. O seu trabalho tem sido decisivo para impulsionar a sustentabilidade no setor, servindo de inspiração para outros líderes e empresas em todo o mundo”.

Sob a liderança de António Rios Amorim, a Corticeira Amorim reduziu em 9,1% no consumo de energia, aumento para 68,3% a utilização de energia renovável controlada e a diminuiu em 8,8% as emissões de dióxido de carbono.

Em paralelo, a empresa informa que reforçou também os seus compromissos na dimensão social, implementou um plano destinado à promoção da igualdade, diversidade e inclusão e reforçou as suas práticas junto das novas gerações, com destaque para o lançamento do Programa Young@Cork, que promove a integração dos jovens, o seu desenvolvimento e a respetiva formação. Ao nível da governança, a Corticeira Amorim afirma ter aumentado a sua independência e transparência em 2023, assegurando uma “gestão responsável e ética”.

António Rios de Amorim é presidente e CEO da Corticeira Amorim desde 2001. Foi presidente da Confederação Europeia de Cortiça entre 2003 e 2010 e, em 2012, terminou o seu terceiro mandato consecutivo à frente dos destinos da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça. Hoje, António Rios de Amorim acumula também a função de Presidente da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Rios Amorim distinguido pela ONU pela liderança sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião