Ibéria une-se para angariar fundos para a água e para tornar interconexões energéticas tema europeu

O Banco Europeu de Investimento é uma nova fonte de financiamento que os Governos de Portugal e Espanha têm em vista para o problema ibérico da escassez de água.

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, avançou que Portugal vai unir-se a Espanha num esforço conjunto para angariar mais financiamento para o setor da água, em particular junto do Banco Europeu de Investimento (BEI). Além desta aliança, os dois governos também deverão unir-se para colocar o tema da interconexão elétrica e através de gasoduto entre Espanha e França como um tema ibérico, de forma a acelerar esta questão e ultrapassar o bloqueio por parte de França.

O anúncio foi feito após uma reunião bilateral, que juntou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e a ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico de Espanha, Teresa Ribera, para discutirem temas como o ambiente, a gestão hídrica e energia.

Espanha tem um financiamento de mil milhões no Plano de Recuperação e Resiliência para a água. “Infelizmente, nós não temos esse financiamento”, lamentou a ministra, apontando para o montante em torno de 200 milhões que coube ao Algarve. “Para fazer face a esta falta de financiamento, vamos olhar para outros fundos europeus, para outros fundos em geral, e uma das possibilidades é o Banco Europeu de Investimento, para o qual, para projetos conjuntos com a Espanha, poderá ser muito interessante um esforço conjunto de aproximação“, considerou.

Juntamente com Espanha esperamos ter alguns projetos conjuntos infraestruturas da água“, explicou a ministra, indicando, à margem, que depois de trabalhar a questão da eficiência hídrica e avançar com retenções em pequenas ribeirs, um dos alvos do novo financiamento pode ser uma segunda dessalinizadora, na costa atlântica do Alentejo.

Pelo contrário, “não somos apologistas de grandes transvases“, pelo que estes não são uma solução em cima da mesa, indicou a ministra portuguesa, em nome de ambas as governantes.

Já em relação às interconexões entre a Península Ibérica e França, “é muito importante para países do norte e centro da Europa que estas questões sejam uma realidade. Senão, não temos um mercado europeu, é um mercado sem Península Ibérica“, afirmou a ministra portuguesa. Já Teresa Ribera reforçou que este é um assunto “a que as instituições europeias devem tomar mais atenção. É importante que mantenhamos essa posição”.

(Notícia atualizada pela última vez às 13:29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ibéria une-se para angariar fundos para a água e para tornar interconexões energéticas tema europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião