Vitória esmagadora dos trabalhistas no Reino Unido, segundo as primeiras projeções

A sondagem à boca das urnas aponta para uma vitória absoluta dos trabalhistas de Keir Starmer, com 410 deputados em 650. Trabalhistas regressam ao poder em Downing Street após 14 anos na oposição.

O trabalhista Keir Starmer será o novo primeiro-ministro do Reino Unido caso se confirmem as sondagens à boca das urnas, anunciadas esta quinta-feira, no dia em que 46 milhões de britânicos foram a votos. Segundo as projeções da BBC, os trabalhistas conseguiram uma vitória esmagadora, ao eleger 410 dos 650 deputados com assento no parlamento britânico. Os resultados oficiais estão previstos serem divulgados no início da manhã desta sexta-feira.

Nestas projeções, os Conservadores (tories), liderado ainda pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, obtiveram 131 lugares na Câmara dos Comuns, enquanto os Liberais-Democratas (LD) conquistaram 61 deputados. Aos Reformistas do arquiteto do Brexit, Nigel Farage, são atribuídos 13 lugares e aos escoceses do SNP, 10. Nas anteriores eleições, em 2019, os tories de Boris Johnson elegeram 365 deputados e os trabalhistas, de Jeremy Corbyn, 202, um mínimo histórico desde 1935.

Na primeira reação, na rede social X, Starmer agradeceu os votos dos britânicos e das pessoas que participaram na campanha do partido.

Para conquistar uma maioria no parlamento britânico, um partido tem de eleger pelo menos 326 deputados. Os trabalhistas preparam-se, assim, para regressar ao poder após 14 anos de governos conservadores – protagonistas de algumas polémicas que o eleitorado não perdoou.

Os trabalhistas já se mantinham a uma grande distância nas últimas sondagens em relação a Sunak. Se estas projeções preliminares se confirmarem, ainda assim, Keir Starmer não consegue ultrapassar a vitória de outro trabalhista, autor da “Terceira Via”, de Tony Blair em 1997.

As urnas de voto fecharam às 22h desta quinta-feira, no Reino Unido, mas ainda se seguem longas horas de contagem de votos até ser conhecido o novo governo. Tudo aponta para que saia vencedor Keir Starmer, condecorado advogado de direitos humanos, de 61 anos, e aguerrido adepto de futebol nos tempos livres. Só a 17 de julho tomará posse como primeiro-ministro do Reino Unido, dia em que o Rei Carlos oficializa a agenda legislativa do governo.

Quem é Keir Starmer?

Nascido em 1962, em Londres, Keir Starmer faz frequentemente referência às suas origens da “classe trabalhista” e ao bairro em Oxted, Surrey, onde cresceu. Filho de um fabricante de ferramentas e de uma enfermeira, o líder trabalhista foi o primeiro da família a frequentar o ensino superior. O advogado de direitos humanos, de 61 anos, destacou-se na defesa de prisioneiros que enfrentavam a pena de morte nas Caraíbas e em África.

Foi procurador-geral do Ministério Público e depois deputado por um círculo eleitoral em Camden, no Norte de Londres. Integrou a equipa do ex-líder trabalhista Corbyn, como “ministro-sombra” do Brexit, acabando por lhe suceder na liderança do Partido Trabalhista, em 2020.

Keir Starmer é defensor de projetos verdes que acelerem a transição energética no país assim como de um maior investimento público no Serviço Nacional de Saúde britânico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória esmagadora dos trabalhistas no Reino Unido, segundo as primeiras projeções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião