Preços das casas sobem 5 vezes mais em Portugal do que a média da União Europeia
Apesar da subida expressiva dos preços da habitação em Portugal face à média europeia, os dados mais recentes mostram um abrandamento acentuado desta dinâmica.
Os preços das casas em Portugal continuam a subir mais que a média da Zona Euro e da União Europeia, mas a um ritmo cada vez mais lento, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
No primeiro trimestre de 2024, o mercado nacional registou um crescimento homólogo de 7% mantendo-se bem acima da média de 1,4% dos países da União Europeia e longe da correção de 0,4% registada nos 20 Estados-membros da Zona Euro.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Apesar da subida expressiva dos preços em Portugal, o mercado imobiliário nacional mostra sinais de desaceleração.
- A variação trimestral fixou-se em apenas 0,6%, um valor bem abaixo dos 1,3% registados no trimestre anterior.
- E o crescimento homólogo de 7% registado no primeiro trimestre deste ano compara com uma taxa homóloga de 7,8% no último trimestre de 2023.
Este abrandamento sugere que o mercado pode estar a atingir um ponto de inflexão, depois de um período de fortes subidas.
No pódio europeu da valorização imobiliária no primeiro trimestre deste ano está a Polónia, que registou um crescimento homólogo dos preços de 18%, a Bulgária com 16% e a Lituânia com 9,9%.
Portugal figura no 7.º lugar deste ranking, mas é o quarto país com o maior aumento dos preços da Zona Euro, face ao primeiro trimestre de 2023. No extremo oposto da tabela surge o Luxemburgo com uma queda de 10,9%, seguido pela Alemanha (-5,7%) e França (-4,8%).
A dinâmica verificada pelo mercado nacional nos últimos anos pode ser atribuída a vários fatores, como a procura internacional sustentada, a escassez de oferta nas principais cidades e as políticas de atração de investimento estrangeiro.
No entanto, o abrandamento do ritmo de crescimento sugere que o mercado pode estar a aproximar-se de um ponto de viragem, refletindo uma possível estabilização após anos de forte valorização.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços das casas sobem 5 vezes mais em Portugal do que a média da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}