Dona da Aquapor reforça presença em Portugal com aquisição de duas empresas
O grupo francês que comprou a Aquapor em 2021 reforça a presença em Portugal com a compra da CTGA e da Enviman com mais de 30 anos de experiência.
O grupo Saur, dono da Aquapor (empresa de gestão de concessões municipais de água em Portugal) anunciou a aquisição da CTGA e da Enviman, empresas especializadas na elaboração de estudos e projetos nas áreas da engenharia hidráulica, sanitária e ambiental, bem como na operação, manutenção e otimização de sistemas ambientais. Com esta aquisição, o grupo francês pretende “reforçar posição de liderança em Portugal”.
Nader Antar, presidente da Saur International, salienta que “a CTGA e a Enviman detêm ambas posições de destaque no mercado português, construídas com base em mais de 30 anos de experiência e conhecimento, o que contribuirá para reforçar a posição de liderança da Saur em Portugal”. “Esta aquisição aproxima-nos da ambição do nosso grupo de se tornar o campeão da transição hídrica até 2030”, acrescenta, citado em comunicado.
“Com esta aquisição, a Aquapor reforçará ainda mais a sua posição de liderança no setor de O&M em Portugal, com empresas com o melhor histórico de crescimento da sua classe”, afirma António Cunha, CEO da Aquapor. Salientando que “o know-how de empresas que contam já com décadas de experiência no mercado nacional representa uma mais-valia para a Aquapor, na medida em que contribui para a criação de sinergias importantes para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para enfrentar os desafios de gestão da água do futuro”.
Hugo China, CEO da CTGA destaca, por outro lado, o “imenso orgulho e honra” em ver estas empresas integradas no grupo Saur. “A estratégia que outrora assumimos para o crescimento e consolidação das nossas empresas no setor em Portugal, foi agora reconhecida por este grupo internacional, onde os valores e a identidade são partilhados”, acrescenta.
Os franceses da Saur compraram a portuguesa Aquapor em 2021, empresa responsável por 11 concessões de serviços de água e saneamento. Já o grupo Saur está presente no Chipre, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América e emprega 11.500 pessoas. No ano passado gerou receitas de 2,09 mil milhões de euros e serviu 20 milhões de consumidores em todo o mundo.
Neste negócio, a Aquapor foi assessorada pela sociedade de advogados PLMJ, através de uma equipa liderada por Duarte Schmidt Lino, sócio e coordenador da área de corporate M&A, e que integrou também as associadas Rita Pereira Jardim e Beatriz Veiga Santos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona da Aquapor reforça presença em Portugal com aquisição de duas empresas
{{ noCommentsLabel }}