Gonzalo Sánchez, Presidente da PwC: “O talento é o grande ativo que permitirá às empresas competir no ambiente atual”

  • Servimedia
  • 12 Julho 2024

No encerramento da oitava edição do programa "Women to Watch".

O Presidente da PwC Espanha, Gonzalo Sánchez, afirmou durante a cerimónia de encerramento da edição de 2024 do Programa PwC Women to Watch, destinado a promover a presença de mulheres executivas nos conselhos de administração das empresas, que “o talento será o grande ativo que permitirá às empresas competir no ambiente atual. É hoje e será, ainda mais, no futuro”.

Este ano, o evento contou com a presença de María Dolores Dancausa, Presidente do Bankinter, como patrona do evento. Para Gonzalo Sánchez, “num ambiente de incerteza económica generalizada, de rápida mudança empresarial e, sobretudo, de crescentes conflitos geopolíticos, a importância do capital humano só aumenta. As crescentes tensões entre territórios dividem e obrigam a investimentos para a autonomia estratégica das diferentes economias, exigem investimentos em ativos industriais e, naturalmente, no desenvolvimento de conhecimentos e competências”.

O presidente da PwC destacou “as enormes mudanças que as empresas estão a enfrentar. Mudanças não só na tecnologia, devido à necessidade de digitalização, mas também nos modelos de negócio, como resultado da descarbonização, ou mudanças regulatórias, devido ao aumento dos requisitos de reporte e transparência”. E afirmou que “o capital humano será o grande ativo que garantirá o crescimento económico e o bem-estar social dos países e das empresas”.

O responsável da firma em Espanha assinalou que “o compromisso da PwC com as pessoas é o nosso maior ativo” e destacou “o trabalho de formação que a empresa realiza para apoiar e desenvolver o talento”. A este respeito, destacou o programa Work Academy, recentemente lançado e pioneiro na Europa, que permite aos profissionais da PwC Espanha acreditar a sua experiência profissional com dois diplomas universitários e um mestrado, certificados pelo CEU.

DIVERSIDADE

Gonzalo Sánchez, também destacou o compromisso da PwC com as mulheres no local de trabalho. “A diversidade de género faz parte do ADN da empresa, porque sabemos que a economia moderna já não pode funcionar sem todo o capital humano disponível”, acrescentou. E forneceu alguns números que corroboram este facto: das 1.500 pessoas que entraram na PwC este ano, mais de metade são mulheres.

Em todo o quadro de pessoal, composto por 5.500 pessoas, quase 50% são mulheres, bem como 40% da equipa de direção. Além disso, nos últimos dois anos, o escritório promoveu a carreira de mais de 200 profissionais do sexo feminino através de vários programas de talento feminino. “Estamos orgulhosos destes números, mas estamos convencidos de que continuarão a aumentar, porque são um reflexo da sociedade em que vivemos. Não se trata de quotas, mas sim de talento e é a prova de que a diversidade em todos os aspetos nos dá equilíbrio de pensamento, execução e visão”, concluiu.

O programa Women to Watch da PwC celebrou a sua oitava edição em 2024 e, durante este período, participaram 320 executivas seniores, das quais mais de 90 já ocupam cargos nos conselhos de administração de algumas das principais empresas espanholas. O programa está estruturado em quatro grandes áreas: formação, desenvolvimento profissional, networking e mentoring.

O evento realizado hoje contou com a presença de Elena Guede, Vice-Presidente Sénior de Estratégia de Sustentabilidade da CRH e diretora independente do Grupo Celsa; Beatriz Puente, directora independente da Metrovacesa e da Valeo, e Ana García Fau, diretora independente da Cellnex, JDE Peet’s, Gestamp, Merlin Properties e Santalucía, como mentora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gonzalo Sánchez, Presidente da PwC: “O talento é o grande ativo que permitirá às empresas competir no ambiente atual”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião