Falha atingiu várias organizações nacionais diz Centro Nacional de Cibersegurança
O Centro Nacional de Cibersegurança assegura que está a acompanhar a situação, sinalizando que, "até ao momento, não há evidências que indiquem tratar-se de um ato malicioso".
Várias entidades portuguesas foram afetadas pela falha informática global, provocada pela gigante de Cibersegurança CrowdStrike, revelou o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), numa nota publicada no seu site.
“O Centro Nacional de Cibersegurança está a acompanhar o caso da falha informática global, havendo no ciberespaço nacional várias organizações afetadas, embora com diferentes graus de impacto”, lê-se no mesmo comunicado.
O Centro Nacional de Cibersegurança salienta que, “até ao momento não há evidências que indiquem tratar-se de um ato malicioso”. O CERT.PT, um serviço integrante do CNCS que coordena a resposta a incidentes envolvendo entidades da Administração Pública, operadores de infraestruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais além de todo o ciberespaço nacional, “está ativamente a contactar as entidades afetadas, oferecendo o suporte que for considerado necessário, tendo já sido comunicadas medidas de mitigação”, indica a mesma instituição do Estado português.
O Centro Nacional de Cibersegurança solicita ainda que “sejam prontamente reportadas a este serviço através do email cert@cert.pt e do número (+351) 210 497 399 eventuais situações relacionadas com este incidente”.
Podem ser consultadas mais informações sobre o Alerta CERT.PT em: https://dyn.cncs.gov.pt/pt/alerta-detalhe/art/135881/falha-critica-crowdstrike
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