Entrada da Digi pode baixar preços das telecomunicações até 7%

  • ECO
  • 1 Agosto 2024

Concorrência estima que as restantes operadoras irão baixar os preços entre 2,6% e 7,4% com a entrada da Digi no mercado nacional. MEO, Nos e Vodafone já implementaram “estratégias de defesa”.

A Autoridade da Concorrência (AdC) estima que a entrada da Digi em Portugal irá reduzir os preços das telecomunicações em cerca de 2,6% nos tarifários de pacotes e até 7,4% no serviço móvel, avança o Jornal de Negócios. Os cálculos constam do documento da decisão pública sobre a operação de concentração da Nowo pela Vodafone — que não foi aprovada –, em que o regulador avaliou o “efeito Digi” perante o cenário de compra da Nowo e o inverso.

“Em qualquer uma das situações ocorre uma descida de preços generalizada” como resultado da entrada da operadora romena, mas mais evidenciada no quadro de uma não concentração, concluiu a AdC, cujas simulações partiram do pressuposto de que a Digi venha a ter uma quota de 5% no mercado português e disponha de ofertas móveis, fixas e convergentes, incluindo televisão por subscrição.

Ainda que, segundo a Anacom, os primeiros serviços da Digi devam ser lançados no país até novembro, a AdC sublinha que a entrada iminente da operadora romena “já espoletou, por parte dos restantes operadores, a implementação de estratégias de defesa”. A título de exemplo, aponta a criação de marcas secundárias com preços mais baixos do que a principal, referindo-se à Uzo (MEO), Woo (Nos) e Amigo (Vodafone), todas “com um alinhamento quase perfeito dos preços praticados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrada da Digi pode baixar preços das telecomunicações até 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião