#20 As férias de Vasco Antunes Pereira. A pensar no estado da Saúde
O CEO da Lusíadas Saúde leva na bagagem o livro 'Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor', com ferramentas sobre como gerir a saúde. Um tema nacional que vai marcar a rentrée.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, aproveita as férias para “passar o máximo de tempo” com a família. A execução do Plano de Emergência e Transformação na Saúde e o Orçamento do Estado para 2025 são temas que vão dominar a rentrée.
Que livros, séries e podcasts vai “levar na bagagem de férias” e porquê?
Nestas férias, levo na bagagem o livro ‘Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor‘. Decidi rever esta obra de Peter Attia, porque apresenta importantes reflexões sobre longevidade. Neste livro, encontramos todas as ferramentas para gerir a saúde de forma holística e integrada, com um maior foco na promoção da saúde em vez da mera prevenção de doenças.
O podcast “The Rest Is…” da Goalhanger Podcasts é outro companheiro indispensável neste verão. Esta coleção lança, diariamente, episódios sobre política, economia, entretenimento, futebol e história, mantendo-me informado e entretido.
Como adoro uma boa comédia, vou aproveitar o final dos dias para assistir à série-fenómeno ‘Beef‘.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Tento desligar tanto quanto possível, para poder recarregar energias e aproveitar ao máximo o tempo com a minha família. No entanto, estou ciente da responsabilidade das minhas funções e é importante que as minhas equipas saibam que estou disponível para qualquer eventualidade. Acredito que o segredo está em encontrar o ponto de equilíbrio entre o necessário descanso e o tempo em família, mantendo-me disponível para apoiar nas questões mais importantes. Para os temas do dia a dia, confio plenamente nas equipas clínicas e não clínicas da Lusíadas Saúde.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
Gosto de pensar nas férias de verão como um momento de pausa do quotidiano e da vida profissional, onde posso efetivamente descansar e aproveitar este período para passar o máximo de tempo com as pessoas que são mais importantes para mim: a minha família.
Esta é uma visão que partilho com a própria Lusíadas Saúde, onde o nosso foco está em cuidar das pessoas – não apenas daqueles que nos procuram, mas também (e em primeira linha) daqueles que fazem parte da nossa casa. Este sentido de cuidado passa por darmos espaço para que cada pessoa possa encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e, assim, contribuir positivamente para a sua saúde mental – uma das nossas grandes prioridades.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
O setor da saúde vai continuar a ser o grande foco da atualidade. Prova disso é a última sondagem da Universidade Católica, que revelou que os portugueses elegem a saúde como o principal problema em Portugal. Este facto obriga-nos, inevitavelmente, a refletir sobre a necessidade de reforçar o acesso dos portugueses ao sistema nacional de saúde.
Este cenário traz uma responsabilidade e uma obrigatoriedade de articulação e coordenação entre os setores público e privado. Um dos temas em destaque nesta rentrée será a execução do Plano de Emergência e Transformação na Saúde, para a qual estaremos particularmente atentos para perceber o real impacto das medidas nas necessidades dos portugueses.
Outro tema relevante será a proposta de Orçamento do Estado para 2025, o primeiro do novo governo, o que nos deixa com alguma expectativa para perceber de que forma o executivo vai refletir a sua ambição para este setor no seu plano orçamental.
Na Lusíadas Saúde, estamos atentos a estes temas e comprometidos em contribuir para soluções que beneficiem todos os portugueses. Acreditamos que, com uma abordagem colaborativa e inovadora, é possível enfrentar estes desafios e melhorar significativamente a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde no país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#20 As férias de Vasco Antunes Pereira. A pensar no estado da Saúde
{{ noCommentsLabel }}