Nova SBE tem nota mais alta de Economia. FEP lidera na Gestão

Nova SBE abriu 195 vagas para curso de Economia e preencheu-as todas. Nota do último candidato a ser admitido foi de 18 valores, sendo a mais alta entre cursos desta área. Na Gestão, ganhou a FEP.

A licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) conseguiu a nota mais alta entre os cursos dessa área, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. A nota do último candidato admitido foi de 18 valores. Já na Gestão, a licenciatura que se destaca é a da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo o último aluno admitido a nota de 18,35 valores.

Pedro Oliveira, diretor da Nova SBE, em entrevista ao ECO - 14FEV23
Pedro Oliveira, diretor da Nova SBE, em entrevista ao ECOHugo Amaral/ECO

“Para os cerca de 500 admitidos nos cursos de Economia e Gestão da Nova School of Business and Economics, sejam bem-vindos à nossa comunidade. Agora fazem parte da nova grande família, e faremos tudo para que tenham uma experiência académica excecional na nossa escola“, escreveu o diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira, na rede social Linkedin, em reação aos resultados do concurso.

Para o curso de Economia, esta faculdade tinha aberto 195 vagas e foram todas preenchidas na primeira fase. A nota do último colocado foi, como referido, de 18,0 valores, o que corresponde a um aumento de 0,65 valores face à primeira fase do último ano letivo, de acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A segunda escola com a nota mais elevada foi a Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Neste caso, foram abertas 208 vagas, que foram também todas preenchidas na primeira fase. A nota do último colocado foi de 17,83 valores, o que representa uma subida de 0,53 valores em comparação com o ano letivo anterior.

“Caros estudantes, sejam muito bem-vindos à Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É com grande entusiasmo e satisfação que damos início a um novo ano letivo. A FEP é uma referência incontestável no ensino e na investigação em Economia e Gestão, formando alguns dos mais ilustres economistas e gestores portugueses”, sublinha o diretor desta escola, Óscar Afonso, num vídeo partilhado na rede social já mencionada.

A “medalha de bronze” dos cursos da Economia vai para a Universidade do Minho. Das 84 vagas abertas, todas foram preenchidas na primeira fase, sendo que a nota do último candidato admitido foi de 17,22 valores, mais 0,46 valores do que no ano letivo anterior.

Nova SBE reforçou liderança na Economia

Fonte: DGES

À parte destes três cursos, as demais licenciaturas em Economia não conseguiram ultrapassar a fasquia dos 17 valores. Por outro lado, no que diz respeito às vagas, só nos arquipélagos não se conseguiu preencher todos os lugares, nesta primeira fase.

Das 18 vagas disponíveis em Economia na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, só sete foram preenchidas. Neste caso, a nota do último colocado foi de 15,1 valores. Já na Universidade da Madeira, das 37 vagas, 28 foram preenchidas, com a última nota a ficar pouco acima dos dez valores. Ou seja, sobram apenas 19 vagas para a segunda fase.

FEP consolida liderança na Gestão

Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia do Porto, em entrevista ao ECO - 17MAI23
Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia do Porto, em entrevista ao ECORicardo Castelo/ECO

Nas licenciaturas em Gestão, o pódio é ocupado pelas mesmas escolas que se destacaram no que diz respeito à Economia, mas, neste caso, a “medalha de ouro” vai para a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e a Nova SBE mantém-se em segundo lugar, à semelhança do último ano letivo.

Segundo os dados da DGES, a FEP abriu 208 vagas para o curso de Gestão e preencheu-as todas nesta primeira fase. A nota do último colocado foi de 18,35 valores, o que é sinónimo de uma melhoria de 0,45 valores face ao último ano letivo.

Em segundo lugar, aparece o curso da Nova SBE: foram abertas 295 vagas, que foram todas preenchidas, e a nota do último candidato admitido foi de 18,3 pontos, ou seja, a diferença face ao topo da tabela foi de apenas 0,05 valores. Em comparação com o último ano, houve uma subida de 0,45 valores.

A fechar o pódio da Gestão está a Universidade do Minho: o último colocado tem uma nota de 17,68 valores, mais 0,5 valores do que no ano letivo passado. Também neste caso, as vagas (94) foram todas preenchidas.

FEP consolidou liderança na Gestão

Fonte: DGES

No total, das mais de duas mil vagas para licenciaturas em Gestão, só sobram agora 25 para a segunda fase, no Instituto Politécnico de Portalegre (sete), na Universidade dos Açores (quatro) e no Instituto Politécnico de Castelo Braga (14). Essa última escola foi a que registou a nota do último colocado mais baixa (10,2 valores), como mostra o gráfico acima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova SBE tem nota mais alta de Economia. FEP lidera na Gestão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião