Governo substitui um terço dos diretores distritais da Segurança Social

  • ECO
  • 28 Agosto 2024

Desde que tomou posse, o Governo nomeou novos dirigentes para seis dos 18 centros distritais da Segurança Social, ao que se soma uma recondução. Cinco dos nomes têm ligações ao PSD.

Depois de ter nomeado dois dirigentes para lugares de topo da instituição, o Governo está agora a substituir diretores dos centros distritais da Segurança Social (ISS). Segundo avança o Jornal de Negócios, até agora, foram publicadas cinco nomeações em Diário da República e pelo menos duas foram noticiadas pela imprensa local, ainda que uma delas seja uma recondução e outra uma nomeação por ausência prolongada. Significa que foram substituídos seis dos 18 dirigentes dos centros distritais. Cinco dos novos nomes têm ligações claras ao PSD e os escolhidos nem sempre têm currículo na área da Segurança Social.

Embora nem todos os casos sejam iguais, grande parte destas nomeações em regime de substituição seguem-se à não recondução dos anteriores dirigentes, que ocupavam o cargo na sequência de um concurso da CReSAP. Foram então designados novos nomes para os centros dos distritos de Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Viseu e Évora — todos com ligações ao PSD –, bem como para Beja e Vila Real (neste último caso, a nomeação ocorreu mediante concurso da CReSAP).

Fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) disse que os únicos “critérios e circunstâncias” para as nomeações foram profissionais. “Os diretores de Segurança Social nomeados, em regime de substituição, detêm formação académica, experiência e competências profissionais, que os habilitam ao desempenho da função”, além de “um elevado conhecimento dos territórios e das instituições do setor social e solidário, com quem o ISS desenvolve uma intensa relação de cooperação”. Os lugares “serão sujeitos a concurso através da CReSAP”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo substitui um terço dos diretores distritais da Segurança Social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião