Filipa Garcia: “Os líderes têm de ter uma grande dose de coragem”
No 1º episódio do podcast E Se Corre Bem?, Filipa Garcia, CEO da Garcias, partilha os desafios de liderar uma empresa familiar, destacando a importância da coragem e da proximidade com a equipa.
O podcast “E Se Corre Bem?” convida os ouvintes a explorar histórias de risco e sucesso, demonstrando que, com coragem e determinação, é possível alcançar resultados extraordinários. Em episódios quinzenais, Diogo Agostinho, COO do ECO, conversa com convidados que ousaram arriscar e triunfaram. O primeiro episódio conta com a participação de Filipa Garcia, CEO da Garcias, uma empresa de bebidas espirituosas e vinhos, que partilha a sua jornada de liderança, os desafios superados e as lições aprendidas ao longo do caminho.
Com o lema “Honrar o passado, marcar o presente, construir o futuro”, Filipa Garcia falou sobre a responsabilidade de herdar uma empresa com quatro décadas de história, transformando-a com uma abordagem que combina tradição e inovação. “Havia uma história muito grande e muito espírito de sacrifício. Por isso, eu não poderia deixar de dar esta mensagem para quem ia iniciar este caminho comigo“, disse.
"Como CEO, o meu trabalho é ser 90% psicóloga dos meus diretores.”
Durante a conversa, a CEO da Garcias revelou como a gestão próxima e relacional com a sua equipa é central no seu estilo de liderança, destacando a importância de manter um ambiente de trabalho onde a comunicação aberta e a confiança são fundamentais: “Eu costumo dizer que, como CEO, o meu trabalho é ser 90% psicóloga dos meus diretores. E digo isso com imenso orgulho porque sinto que eles estão à vontade para me trazerem problemas e outras questões, para desabafarem comigo. E manter esta proximidade é algo que eu privilegio muito”.
A líder também refletiu sobre a resiliência necessária para gerir uma empresa familiar e a coragem para tomar decisões difíceis, sempre com uma dose de otimismo e humildade. “Eu acho que os líderes têm de ter uma grande dose de coragem. A maioria dos líderes bem-sucedidos veem o copo meio cheio. Se tu não estás otimista e não passas isso para a tua equipa, eles vão todos para o chão”, garantiu.
Para Filipa Garcia, ser líder significa ser capaz de reconhecer os próprios erros e aprender com eles, uma filosofia que planeia incorporar na Garcias com a criação da nova rubrica “Mistake of the Month”, que incentiva uma cultura de transparência e melhoria contínua. “Eu faço reports mensais com todos os departamentos e, no final de cada report, eu quero que os diretores me tragam o erro do mês dentro de cada departamento. Eu quero que eles conversem com a equipa deles antes de virem falar comigo e que definam um dos erros do mês. Isto é importante para eu também me aperceber do que se passa e ficar com estas sensações nas pontas dos dedos”, explicou.
Durante esta conversa, a CEO abordou, ainda, a dinâmica emocional dos setores de vinhos e as bebidas espirituosas, a importância do turismo para a empresa e detalhou de que forma Garcias conseguiu adaptar-se a novos desafios, mantendo sempre o foco no crescimento sustentável e na construção de um futuro promissor.
Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts.
Se preferir, assista aqui:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Filipa Garcia: “Os líderes têm de ter uma grande dose de coragem”
{{ noCommentsLabel }}