Emiradense Sukoon quer ressegurar TGV, barragens e linhas de metro
O português Óscar Vieira, o novo diretor de subscrição da Sukoon, a terceira maior seguradora dos Emiratos Árabes Unidos, também quer cobrir mais riscos em Portugal.
A seguradora emiradense Sukoon está a oferecer resseguro aos operadores portugueses de até 15 milhões de dólares por contrato. Óscar Vieira, português que antes esteve na Fidelidade e na AIG, é desde 1 de setembro head of underwriting, da Sukoon, nova designação após o rebranding da Oman Insurance Company, e revela que pretende reforçar atividade em Portugal: “dado atuarmos como ressegurador e considerando a grande conexão que tenho tido com o mercado português e lusófono acredito que esta mudança possa ser interessante para o mercado especializado de seguros”, referiu a ECOseguros.
“Vamos continuar a interagir com o mercado português, na verdade no mercado Ibérico, essencialmente através dos brokers AON RE e Amwins que são os principais parceiros com que trabalhamos em Portugal e Espanha”, disse.
Óscar Vieira explica que no mercado ibérico a Sukoon atua como ressegurador – leader ou follower – aportando capacidade a riscos de grande dimensão: “cerca de 70% da nossa produção são SPPI – Single Projects Professional Indemnity de projetos de infraestrutura, desde linhas ferroviárias de alta velocidade, a barragens e linhas de metro, que são a nossa especialidade”, disse.
Por enquanto, a seguradora está exclusivamente nas linhas de Responsabilidades civil por danos em geral ou financeiros, “onde a capacidade é significativa”: 15 milhões de dólares.
A Sukoon tem 48 anos de existência e lançou o primeiro sindicato do Lloyds a operar fora de Londres – Sindicato 2880 –, atuando como ressegurador de diversos riscos portugueses e ibéricos de países de expressão lusófona a partir do Dubai, essencialmente e com maior dimensão em Angola e Moçambique.
Óscar Vieira que antes, mas já na Sukoon, foi Head of Liabilities (Director de Responsabilidades), encontra-se agora a liderar uma equipa de 32 subscritores e engenheiros de risco em todas as linhas de negócio domésticas da seguradora no mercado local. Atende riscos Patrimoniais, Responsabilidade Civil, Engenharia, e Transportes, além de ser, nesta função, o responsável pela totalidade da subscrição da seguradora do grupo Takaful que subscreve riscos em acordo com os ditames da lei da Sharia, a Sukoon Takaful .
A seguradora faturou 573 milhões de euros em prémios no ano passado e está cotada na bolsa do Dubai, valendo a totalidade da companhia cerca de 440 milhões de euros à cotação desta quinta-feira. O Mashreq Bank, com sede no Dubai, é o maior acionista da Sukoon detendo 65% do capital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Emiradense Sukoon quer ressegurar TGV, barragens e linhas de metro
{{ noCommentsLabel }}