Eurostat revê em baixa ligeira crescimento do euro no segundo trimestre

Eurostat manteve a taxa de crescimento homóloga, mas reviu em ligeira baixa na comparação em cadeia, para 0,2%.

O Eurostat manteve esta sexta-feira inalterado o crescimento económico da Zona Euro no segundo trimestre face ao período homólogo, mas reviu em baixa em uma décima a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) quando comparado com o trimestre precedente. Em cadeia, a economia dos países da moeda única avançou, assim, 0,2%.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 0,6% no euro e 0,8% na média da União Europeia no segundo trimestre de 2024, após ter avançado, respetivamente, 0,5% e 0,7% no trimestre anterior. No entanto, na comparação com o primeiro trimestre, subiu 0,2% tanto na Zona Euro como na União Europeia (UE), em comparação com o trimestre anterior. No primeiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 0,3% em ambas as zonas.

A Polónia (+1,5%) registou o maior aumento do PIB face ao trimestre anterior, seguida da Grécia (+1,1%) e dos Países Baixos (+1,0%). As maiores diminuições foram observadas na Irlanda (-1,0%), Letónia (-0,9%) e Áustria (-0,4%).

Na informação divulgada, o Eurostat dá nota de que os países da União Europeia estão a fazer uma revisão de referência das suas estimativas de contas nacionais em 2024, na sequência das recomendações para uma política de revisão europeia harmonizada para as contas nacionais e a balança de pagamentos.

“O objetivo desta revisão de referência é implementar as alterações introduzidas pelo regulamento SEC 2010 alterado, e incorporar novas fontes de dados e outras melhorias metodológicas”, explica, acrescentando que espera-se que a maior parte dos dados trimestrais e anuais revistos dos países sejam divulgados pelo Eurostat entre junho e outubro de 2024 e sejam progressivamente integrados nas estimativas europeias.

Neste sentido, prevê que “o impacto destas revisões seja limitado, mas ainda percetível para alguns agregados europeus e mais pronunciado para certos Estados-Membros“.

No que toca ao mercado de trabalho, o número de pessoas empregadas aumentou 0,2% na zona euro e 0,1% na UE no segundo trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior. No primeiro trimestre de 2024, o emprego cresceu 0,3% em ambas as zonas.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o emprego aumentou 0,8% tanto na zona euro como na UE no segundo trimestre de 2024, após um crescimento de 1% e 0,9%, respetivamente, no primeiro trimestre de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurostat revê em baixa ligeira crescimento do euro no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião