Salários abrandam em 2025. Tecnologia e farmacêutica são setores que dão maiores aumentos
Salários deverão crescer 4,12% no próximo ano, de acordo com um novo estudo da consultora Korn Ferry. Este é um abrandamento dos ordenados, o que é explicado pela trajetória da inflação.
Os salários praticados em Portugal vão desacelerar no próximo ano, de acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira pela consultora Korn Ferry. Os ordenados base deverão subir 4,12%, embora haja setores preparados para avançar com reforços remuneratórios mais expressivos, como é o caso das tecnologias e da farmacêutica.
“De acordo com os resultados do maior estudo salarial realizado em Portugal pela Korn Ferry, o aumento salarial estimado para 2025 é de 4,12% no salário base. Um valor que continua elevado face a anos anterior, [mas corresponde] a um decréscimo de 0,47 pontos percentuais face às previsões do ano passado”, lê-se na nota enviada esta manhã às redações.
A explicar este abrandamento está a evolução dos preços. Depois de a economia nacional ter atingido níveis recorde de inflação, o que fez os salários subir de forma robusta, o mercado está agora a ajustar-se. “O mercado parece demonstrar alguma adaptação, depois de um período de grande instabilidade gerada pela inflação“, observa Duarte Silveira, head of digital da Korn Ferry Portugal.
Mas há diferenças relevantes entre os setores. O aumento salarial médio previsto para o mercado de trabalho português é de 4,12%, mas no setor das tecnologias de informação, por exemplo, 2025 deverá trazer reforços remuneratórios de 6,7%, projeta a mesma consultora. Também em destaque, o setor farmacêutico está a contar com aumentos de 5,4% e o dos transportes de 5,24%.
Em contraste, na distribuição e retalho, os salários deverão subir menos de 3% no próximo ano (2,93%). No turismo e no setor químico, as remunerações deverão crescer 3% e, no setor da banca e seguros, espera-se um reforço remuneratório de 3,33%.
“Analisando por grupo funcional, em Portugal são novamente as funções de base (administrativos/operativos) aquelas que têm um maior aumento estimado para a grande maioria dos setores em 2025, destacando-se o setor de tecnologias de informação com um aumento de 6.75% nestas funções, mas é o setor da saúde que este ano apresenta a maior projeção de aumento (7.80%) para 2025 para as funções referidas”, realça a Korn Ferry.
Já no que diz respeito às funções executivas, as tecnologias de informação deverão avançar com aumentos salariais de 6,7%, sendo este o setor mais generoso neste grupo de profissionais.
“Este resultado justifica-se não só pelas políticas de retenção e sucessão que estão a dominar este setor devido à escassez de talento, como a procura de executivos que consigam navegar um setor que se encontra em rápida transformação, com a complexidade associada de promover a adoção de tecnologias emergentes nos clientes que servem”, detalha a consultora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salários abrandam em 2025. Tecnologia e farmacêutica são setores que dão maiores aumentos
{{ noCommentsLabel }}