Iniciativa da Vodafone dá competências digitais a mais 18.500 crianças

  • ECO
  • 12 Setembro 2024

Plataforma DigitALL pretende desenvolver digitalmente crianças por todo o país do primeiro e segundo ciclo através de conteúdos semanais. Vai chegar a 700 turmas de 140 escolas nesta edição.

A Fundação Vodafone vai voltar a lançar a iniciativa DigitALL, um programa que vai chegar a 18.500 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, mais 46% do que na edição anterior.

No total vão ser abrangidas cerca de 700 turmas de 140 escolas, localizadas em 28 municípios, referiu em comunicado esta quinta-feira. O programa pretende desenvolver aptidões digitais e de literacia nas crianças desde o início da formação escolar.

A plataforma conta com aulas de 50 minutos semanais com áreas de aprendizagem como Modelação, Inteligência Espacial, Construções, Artes Gráficas, Animação, Robótica, Programação e Pensamento Computacional. O programa tenciona implementar competências como pensamento critico, criatividade e colaboração alinhando com as ferramentas digitais. A aprendizagem pode ser feita também de forma autónoma e remota com a DigitALL em Casa.

A iniciativa conta com mil professores, alguns das áreas de ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e 20 monitores, que vão assistir as crianças na transmissão dos conteúdos. O DigitALL é apoiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação com a parceria institucional da Direção-Geral da Educação, e com protocolos com os municípios e agrupamentos de escolas.

O programa foi vencedor dos World Summit Awards na categoria de educação e ficou classificado a nível mundial em 8º lugar na mesma premiação em 2022. Recebeu também o prémio “Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade” da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na Categoria de “Comunidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iniciativa da Vodafone dá competências digitais a mais 18.500 crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião