Inapa recebe proposta de 20 milhões para negócio em França
A Inapa Portugal também teve manifestações de interesse, mas não foi formalizada nenhuma oferta pelo negócio no país. No total foram recebidas quatro propostas, com França a liderar.
A Inapa recebeu uma proposta de 20 milhões de euros pelo negócio de embalagens em França, a Inapa Packaging, adiantou a empresa em comunicado, acrescentando que o administrador da insolvência vai propor a venda desta unidade na reunião de credores, marcada para dia 27 de setembro. O negócio em Portugal também teve manifestações de interesse, sendo que não houve qualquer proposta pela globalidade dos ativos da Inapa IPG.
“A Next Pack, SAS apresentou uma oferta vinculativa para a aquisição de 100% (cem por cento) do capital social da Inapa Packaging SAS (detida pela subsidiária da Inapa IGP Europackaging Investimentos, Participações e Gestão, Lda) e, consequentemente, a aquisição das suas participadas SEMAQ – Societé D`Emballage et de Manutention D`Aquitaine e Embaltec SAS, por um preço fixo de EUR 20.000.000,00, sujeita a aprovação ou derrogação do efeito suspensivo pela Autoridade da Concorrência Francesa”, adianta o relatório do administrador da insolvência, divulgado pela Inapa em comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Foram apresentadas, pelo menos, duas propostas para a aquisição da Inapa France SAS e para a Inapa Packaging Lda., bem como manifestações de interesses, não formalizadas, para a potencial aquisição da Inapa Portugal, Distribuição de Papel, S.A.
O administrador de insolvência iniciou um processo competitivo junto de potenciais investidores da Inapa IPG e dos seus ativos que se materializou em quatro propostas, com destaque para os ativos localizados em França e Portugal, excluindo uma proposta que exigia uma capitalização de 50 milhões de euros por parte dos atuais acionistas.
“Foram apresentadas, pelo menos, duas propostas para a aquisição da Inapa France SAS e para a Inapa Packaging Lda., bem como manifestações de interesses, não formalizadas, para a potencial aquisição da Inapa Portugal, Distribuição de Papel, S.A”, esclarece o comunicado, acrescentando ainda que “existe interesse manifestado por diversos investidores em que seja assegurada a manutenção da atividade da sociedade Inapa Shared Center”.
Face às propostas recebidas, o administrador da insolvência propõe que seja deliberado na Assembleia de Credores da Inapa IPG, por um lado, “a manutenção da atividade do estabelecimento da insolvente na esfera do administrador da insolvência, sem que se veja determinada a suspensão da liquidação do ativo (para se prosseguir as diligências tendentes à venda das participações sociais e de outros ativos detidos pela Inapa IPG); e, por outro, “a autorização para que a insolvente delibere a venda pela Europackaging de 100% (cem por cento) das participações sociais no capital da Inapa Packaging SAS e, consequentemente e de forma indireta, das suas subsidiárias SEMAQ – Societé D`Emballage et de Manutention D`Aquitaine e Embaltec SAS, pelo valor de EUR 20.000.000 (vinte milhões de euros), à sociedade Next Pack, SAS”.
Não foi recebida nenhuma proposta pela globalidade dos ativos da Inapa IPG, nem pelas empresas do grupo localizadas na Alemanha, Espanha, Bélgica ou Turquia.
A Inapa formalizou o pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste no passado dia 29 de julho. O pedido avançou depois de a empresa ter comunicado, no passado dia 21 de julho, que o colapso na Alemanha era inevitável, uma vez que não conseguiu aprovação da Parpública, o seu maior acionista, para uma injeção de emergência de 12 milhões de euros, o que teria repercussão na atividade da holding, puxando-a também para a falência.
A Inapa Portugal pediu, entretanto, no início deste mês, para entrar em processo de revitalização especial (PER), processo que entretanto foi também atribuído ao mesmo administrador de insolvência da Inapa, Bruno Costa Pereira.
(Notícia atualizada às 18h48)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inapa recebe proposta de 20 milhões para negócio em França
{{ noCommentsLabel }}