Altos representantes ucranianos em Barcelona apresentam oportunidades oferecidas pela reconstrução do país a empresários espanhóis

  • Servimedia
  • 7:01

Durante a reunião, Mykola Lukashuk, Presidente do Conselho Regional de Dnipropetrovsk, sublinhou a urgência de colocar a recuperação da Ucrânia na agenda europeia.

Altos representantes ucranianos apresentaram em Barcelona as oportunidades oferecidas pela reconstrução do país à comunidade empresarial espanhola durante a conferência “A cooperação económica inter-regional como motor da reconstrução e do crescimento económico da Ucrânia”.

O evento, organizado pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI), pela Assembleia Europeia das Regiões (AER) e pela Ágora Diplomática, reuniu representantes das regiões ucranianas de Dnipropetrovsk, Odessa, Sumy e Kryvyi Rih, bem como personalidades da esfera diplomática e empresarial europeia.

Entre os participantes encontravam-se Manuel Szapiro, representante da Comissão Europeia em Barcelona, e Vorobyov Artem, Cônsul Geral da Ucrânia em Barcelona. Para além disso, o Presidente da Câmara da região de Kharkiv, Igor Terekhov, e o Deputado do Parlamento Europeu, Lukas Mandl. Lukas Mandl. intervieram virtualmente, contribuindo para o debate sobre as oportunidades de cooperação económica. O dia foi encerrado por Joaquim Llimona, Diretor-Geral do CEI.

Durante a reunião, Mykola Lukashuk, Presidente do Conselho Regional de Dnipropetrovsk, sublinhou a urgência de colocar a recuperação da Ucrânia na agenda europeia. “A cooperação deve centrar-se em duas áreas fundamentais: o sector da energia e a reconstrução física do país”, afirmou.

Lukashuk sublinhou que iniciativas como a promovida pelo CEI, a AER e a Agora Diplomática são essenciais para reforçar os laços entre as regiões europeias e ucranianas, como é o caso da Catalunha e de Dnipropetrovsk, que partilham uma sólida tradição industrial.

RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA

Vadym Shkarivskyi, vice-presidente do Conselho Regional de Odessa, sublinhou a importância estratégica da sua região, que alberga o maior porto marítimo da Ucrânia e é líder na produção de uvas, com 65% da produção nacional. Shkarivskyi sublinhou a necessidade de ter em conta estes pontos fortes para tornar a reconstrução do país sustentável e eficaz, para além da ajuda de emergência.

Manuel Szapiro, representante da Comissão Europeia, sublinhou o compromisso da UE para com a Ucrânia desde o início da guerra de agressão da Rússia. “A UE tem estado e continuará a estar ao lado da Ucrânia. Atualmente, para além das necessidades imediatas, é essencial preparar a reconstrução do país. O fundo de assistência de 50 mil milhões de euros, juntamente com o processo de adesão à UE, será essencial para levar a cabo as reformas necessárias e gerar benefícios para os cidadãos, as empresas, as regiões e os municípios ucranianos”, afirmou.

O Cônsul Geral da Ucrânia em Barcelona, Vorobyov Artem, agradeceu a iniciativa e sublinhou a importância do apoio do sector privado na fase de reconstrução do país, destacando a cooperação entre Estados e regiões.

Albert Castellanos, Presidente da AER, salientou também que apoiar a reconstrução da Ucrânia não é apenas um dever moral e político, mas também uma oportunidade para as comunidades empresariais europeias.

Durante o evento, a iniciativa “UE-Ucrânia. Investimentos e reconstrução”, liderada pela Ágora Diplomática e destinada a atrair investimentos europeus para a reconstrução do país após o fim da guerra, foi apresentada no evento.

Jordi Xuclà, Vice-Presidente da Ágora Diplomática, explicou que o objetivo da iniciativa é mobilizar empresas e capitais europeus para contribuir para o crescimento económico sustentável na Ucrânia. Xuclà comparou esta iniciativa ao Plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial, sublinhando que “a Ucrânia precisa de apoio, de esperança e de se preparar para o futuro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altos representantes ucranianos em Barcelona apresentam oportunidades oferecidas pela reconstrução do país a empresários espanhóis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião