Governo minoritário tem de fazer um esforço para entendimentos, diz Marcelo
Presidente da República vai reunir-se com o primeiro-ministro e espera receber ainda esta sexta-feira um nome para o próximo procurador-geral da República, que irá suceder a Lucília Gago.
O Presidente da República mostrou-se otimista para o encontro agendado esta sexta-feira entre o primeiro-ministro Luís Montenegro e o líder do PS, Pedro Nuno Santos, para negociar o próximo Orçamento do Estado. Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que um Governo minoritário tem de “fazer um esforço para ir ao encontro de entendimentos”.
Em declarações aos jornalistas numa saída do Palácio de Belém para comprar um bolo de aniversário, Marcelo Rebelo de Sousa realçou que a reunião entre o líder do Executivo e o maior partido da oposição “é uma boa solução”. “O Governo é minoritário e um Governo minoritário tem de fazer um esforço para ir ao encontro dos entendimentos de que não pode prescindir porque não tem maioria“, apontou.
O Chefe de Estado referiu ainda que “o líder da oposição tem mostrado — e já mostrou noutras circunstâncias – que aponta para aproximações”, destacando a importância das negociações entre o Governo e o PS para chegar a um acordo que viabilize o Orçamento, voltando a reforçar que o Governo tem uma “maioria minoritária” e por isso precisa procurar consensos.
Nome do PGR conhecido em breve
Quanto à sucessão de Lucília Gago como Procuradora-Geral da República, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que espera “ter hoje” um nome, confirmando que irá reunir-se ainda esta sexta-feira com o primeiro-ministro, que já aterrou em Portugal de regresso da assembleia-geral da ONU, que decorre em Nova Iorque.
“Há um processo que é feito pelo Governo ao longo do tempo até apurar um nome — ou nomes — e apresenta ao Presidente da República e se o Presidente da República concordar com o nome aceita e se for um processo muito rápido é uma divulgação ainda este fim de semana“, explicou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo minoritário tem de fazer um esforço para entendimentos, diz Marcelo
{{ noCommentsLabel }}