Angola e Estados Unidos assinam acordos na área da aviação e da defesa

  • Lusa
  • 15 Outubro 2024

Um dos acordos estabelece os direitos de sobrevoo e estadia, bem como incentiva a concorrência justa entre as companhias aéreas de ambos os países.

Angola e os Estados Unidos assinaram esta terça-feira, em Luanda, um acordo de serviços aéreos e um outro que contempla serviços no domínio da Defesa, anunciou o Ministério das Relações Exteriores angolano.

Os dois instrumentos jurídicos foram assinados no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países, visando o acordo de serviços aéreos a promoção de um sistema de aviação internacional competitivo e reduzir a interferência governamental, facilitando o transporte aéreo internacional com segurança e proteção. Este acordo estabelece os direitos de sobrevoo e estadia, bem como incentiva a concorrência justa entre as companhias aéreas de ambos os países.

Em relação ao Acordo 505, referente à formação e a outros serviços no domínio da Defesa, estabelece as condições para o fornecimento de formação e outros serviços no âmbito do Programa Internacional de Educação e Formação Militar (IMET).

Os dois acordos foram assinados pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Custódio Vieira Lopes, e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário dos Estados Unidos acreditado em Angola, Tulinabo Mushingi.

Segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores, “os acordos representam um avanço significativo na cooperação” entre Angola e os Estados Unidos, além de consolidar um compromisso mútuo em prol do desenvolvimento económico, da segurança e da estabilidade regional.

Os Estados Unidos “apoiam os esforços de Angola para combater a corrupção, aumentar a responsabilização, promover a governação democrática e apoiar a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, prossegue a nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola e Estados Unidos assinam acordos na área da aviação e da defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião