EDP Renováveis aumenta produção de energia em 5% até setembro

A EDPR adicionou 1,3 GW de capacidade renovável nos primeiros nove meses do ano, atingindo um portefólio total de 16,8 GW.

A EDP Renováveis aumentou a sua produção de energia renovável a “um ritmo moderado” de 5% nos primeiros nove meses do ano, adianta a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A produção renovável da EDPR cresceu a um ritmo moderado de 5% nos nove meses de 2024 [para 26,5TWh] em linha com o primeiro semestre de 2024, atenuado por (1) concentração de comissionamento de nova capacidade no final do 4T24, (2) recursos eólicos abaixo da média de LP, essencialmente no Brasil, e (3) perdas relacionadas com restrições, principalmente nos EUA e Espanha”, explica a empresa no comunicado com os dados operacionais até setembro.

Segundo a empresa, “estes fatores foram parcialmente compensados por uma evolução do preço médio de venda melhor do que esperada.”

Em termos de capacidade instalada, a EDPR adicionou 1,3 GW de capacidade renovável nos primeiros nove meses do ano, atingindo um portefólio total de 16,8 GW.

A evolução da capacidade instalada até setembro inclui o impacto de 3 transações de rotação de ativos. “No primeiro trimestre de 24, uma transação nos EUA para a venda de uma participação de 80% num portefólio solar de 0,3 GW e outra no Canadá com venda de 80% num projeto eólico de 0,3 GW. No 2T24, a venda de 100% de um projeto eólico de 0,2 GW em Itália”, refere o documento.

Rotação de ativos com impacto nos resultados do 4.º trimestre

A empresa de renováveis adianta ainda que continuou com os programas de rotação de ativos. Em agosto, EDPR assinou um acordo de rotação de ativos com a Polónia para um portefólio solar de 184 MW e eólico de 26 MW em operação e um portefólio solar de 30 MW em construção, uma trasação que deverá gerar um encaixe de rotação de ativos de 300 milhões de euros no 4.º trimestre.

Já em outubro, a “EDPR anunciou a conclusão da recompra de uma participação de 49% de um portefólio eólico de 1 GW na Europa, pelo valor total de €0,58MM, com impacto positivo no resultado líquido a partir de 4T24″, acrescenta a empresa.

No final de setembro, a empresa tinha 4,1 GW em construção. A EDPR irá divulgar os resultados dos primeiros nove meses no próximo dia 6 de novembro.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis aumenta produção de energia em 5% até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião