Fatura do gás das famílias foi mais cara em Portugal do que na média da UE

Nos primeiros seis meses do ano, a fatura do gás natural em Espanha foi 31% mais barata do que em Portugal. Preço do gás também esteve acima da média da UE.

Nos primeiros seis meses do ano, as famílias portuguesas pagaram uma fatura de gás natural mais cara do que em Espanha ou da média da União Europeia (UE). Só em relação à média da zona euro é que o preço do gás natural para consumo doméstico em Portugal ficou abaixo, mas apenas por uma diferença de 1%. Quanto ao segmento não-doméstico, o preço a nível nacional manteve-se inferior ao da média da União Europeia e ao da média da zona euro, mas superior ao preço médio em Espanha.

De acordo com o boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgado esta segunda-feira, nos primeiros seis meses do ano, os preços médios globais do gás para o setor doméstico em Portugal situaram-se nos 0,1430 euros por kilowatt-hora (kWh). Já no setor não-doméstico os valores situaram-se nos 0,0488 euros por kWh.

Nos primeiros seis meses do ano, em Espanha, as famílias pagaram uma fatura do gás 31% mais barata do que em Portugal (0,0987 euros por kWh), enquanto o setor não-doméstico pagou uma conta 15% abaixo do valor (0,0420 euros por kWh). Já comparativamente à média da UE, no mesmo período, o preço do gás para as famílias esteve 5% abaixo do preço em Portugal (0,1361 euros por kWh) e 16% acima do preço do setor não-doméstico a nível nacional (0,0566 euros por kWh).

Boletim Comparação de Preços de Gás Natural no primeiro semestre.Entidade Reguladora Serviços Energéticos (ERSE)

 

Olhando para os 24 Estados-membros que divulgam os preços que praticam no setor gás natural, Portugal situa-se assim na oitava posição, ficando à frente da Irlanda (0,1393 euros por kWh), Itália (0,1370 euros por kWh) e Eslováquia (0,1352 euros por kWh).

Ainda assim, os preços a nível nacional, no primeiro semestre, para o setor doméstico estiveram longe dos mais caros da UE. Os países com os preços do gás natural para as famílias mais caros, no primeiro semestre, foram a Suécia (0,5717 euros por kWh), Letónia (0,2213 euros por kWh) e Países Baixos (0,1899 euros por kWh).

“A evolução de preços de gás natural, nos últimos cinco anos, revela que Portugal apresenta alguma estabilidade no preço, entre 2020 e o primeiro semestre de 2022, verificando-se um aumento expressivo deste, a partir do segundo semestre de 2022”,lê-se no boletim da ERSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura do gás das famílias foi mais cara em Portugal do que na média da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião